O que sua empresa está realizando para educar e engajar o consumidor na Economia Circular?

O avanço da Economia Circular e da logística reversa dependem da conscientização e engajamento dos consumidores. E as empresas têm papel importante nessa construção, especialmente as que têm relacionamento direto com os clientes, as chamadas B2C. Especialistas, autoridades e ambientalistas têm sido unânimes ao listarem que o segredo é a união. Ou seja, não basta a sua empresa cumprir as regras, adotar práticas ambientalmente corretas e atender a legislação. É preciso trazer para o mesmo time sustentável os seus consumidores.

Ajudar a coleta seletiva na cidade, contribuindo com o aumento nos pontos de coleta de materiais recicláveis, além de promover, dentro das regras, o recebimento dos produtos inservíveis que são obrigados a promover a logística reversa, é uma das sugestões para empresas ajudarem a expandir as práticas de Economia Circular.

Importante é que todos os stakeholders devem estar plenamento envolvidos e em sinergia. No último fórum de Sustentabilidade promovido pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), no início do mês de junho, o presidente da entidade resumiu bem o espírito: “Essas campanhas de conscientização vão ajudar o mercado a dar o próximo passo. Nós temos que nos unir. Colocar toda a cadeia de consumo junta”, destacou.

Ampliar a conscientização dos 5Rs – repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar – com a família dos colaboradores, especialmente as empresas do setor industrial, é outra ação que ajuda a maximizar os conceitos e a importância da logística reversa, reaproveitamento e reciclagem.

Outras iniciativas sugeridas são a criação de prêmios, descontos ou clube de pontos e vantagens para os consumidores que mais retornam seus produtos inservíveis, o que pode contribuir diretamente para o aumento das vendas no comércio varejista, por exemplo. Por fim, outra ideia bastante difundida é de utilizar os canais de comunicação institucional e marketing para amplificar a mensagem da importância de participação dos seus consumidores – abraçar a causa na estratégia de Relações Públicas das companhias para além da divulgação dos feitos e do atendimento à legislação.

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