Entenda como funciona o trabalho de comprovação da Logística Reversa realizado pelo IBER

O processo de comprovação é contínuo dentro da jornada de implementação e execução das obrigações legais. Da primeira à sétima etapa para obtenção da Certificação IBER, empresas são acompanhadas e auxiliadas a cumprir metas.

A comprovação da Logística Reversa é crucial no atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER atua na gestão do sistema coletivo para cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido e avançou na estruturação de uma plataforma de ponta que garante que as informações declaradas pelas empresas são reais, verídicas e confiáveis. Isso faz com que as autoridades ambientais enxerguem de forma diferenciada os associados do IBER, que contam com um selo de credibilidade.

O processo de comprovação é contínuo dentro da jornada de implementação e execução da Logística Reversa e na obtenção da Certificação IBER. Desde o primeiro passo, quando é feito o diagnóstico nas informações da empresa e o acompanhamento da sua regularidade. Até a sétima e última etapa, em que é definido um Plano de Ação, com metas estabelecidas e estratégia de melhoria permanente.

A plataforma IBER é uma ferramenta de alto padrão, sendo alimentada mensalmente pelas empresas e, no caso de inconsistências ou falhas, a equipe da entidade gestora atua imediatamente na construção de soluções para garantir o atendimento pleno das obrigações.

Esse conjunto de ações, estruturadas para funcionarem em sinergia, permite que a comprovação da Logística Reversa seja uma garantia do trabalho do IBER. Por meio da Declaração Trimestral e do Certificado Anual de Regularidade, os associados se encontram protegidos contra sanções nas normas vigentes e evidência para os negócios no mercado e órgãos de controle.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O papel da inteligência artificial na otimização da energia renovável
O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.