IBER é o grande parceiro da sua empresa na implementação de práticas de ESG

Única entidade reconhecida pelos órgãos de controle nacionais para gestão da logística reversa de baterias chumbo-ácido, IBER oferece suporte técnico e tecnologia de ponta no atendimento da legislação.

O ano era 2004 e a Organização das Nações Unidas reuniu os mais importantes 50 CEOs globais de instituições financeiras para discutir o futuro do mundo. Ou melhor, como o amanhã do planeta dependia de um trabalho conjunto com o setor privado, especialmente os detentores de capital para financiamento das atividades produtivas, que precisava colocar fatores sociais, ambientais e de governança em primeiro lugar. Logo depois, em uma publicação do Pacto Global e do Banco Mundial, as três letras mais difundidas hoje no mundo corporativo apareceram pela primeira vez: ESG.

Environmental (Meio Ambiente), Social e Governance (Governança), o ESG, se tornaram decisivos para tomada de decisão dos grandes investidores. Atuar seguindo rígidos padrões de ESG é o diferencial competitivo mais valorizado no mercado atualmente. Muito além de programas ambientais e de Responsabilidade Social de baixo impacto, ações sólidas de ESG indicam aos stakeholders que a empresa tem solidez, reduz custos e é mais forte em momentos de crise, superando-os de forma mais rápida e com menos impactos à sua reputação e operações.

A Logística Reversa, dentro do grupo de práticas de Meio Ambiente – o “E” de ESG – tem papel de destaque. Através do trabalho do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER, todas as empresas da cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido podem contar com uma ferramenta de ponta para gerenciar e comprovar a logística reversa e estar em dia com a legislação.

Além disso, são acompanhadas no processo de certificação na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), passando a ocupar uma posição de referência nas suas cadeias produtivas. O mercado, as autoridades ambientais, os parceiros comerciais e tecnológicos e, principalmente, os consumidores passam a reconhecer na organização o real compromisso com o desenvolvimento sustentável, com as melhorias contínuas em seus processos produtivos e com a qualidade nos seus produtos e serviços.

Estruturada em sete etapas, a Certificação na PNRS do IBER é ainda uma ferramenta decisiva de capacitação das empresas, uma vez que demanda a estruturação de práticas e processos de excelência, o que contribui diretamente para a eficiência, produtividade e competitividade dos negócios.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Inovação tecnológica na produção de baterias de chumbo-ácido
Protagonismo Empresarial: Liderando a mudança na economia circular e logística reversa
Quais são os principais usos da bateria de chumbo-ácido hoje em dia?

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.