Certificação IBER: entenda como funciona

O IBER é a entidade gestora reconhecida pelos órgãos de controle em território nacional, que realiza o processo de certificação de Logística Reversa, para demonstrar o cumprimento na Política Nacional de Resíduos.

O processo de certificação identifica oportunidades de melhoria para que as empresas implementem em seu processo de logística reversa e possam otimizar a coleta e destinação de seus resíduos na cadeia.

Para isso, o instituto possui uma equipe técnica especializada que orienta, capacita e apoia as empresas em cada etapa. No total, são 7 etapas que a empresa tem acesso às sessões individuais para compreender e atender aos requisitos estabelecidos na PNRS. Veja a seguir quais são:

  1. Regularidade e Funcionamento: Análise dos documentos básicos obrigatórios de regularidade da empresa como: Alvará, licença ambiental e licença de transporte. Caso a empresa ainda não possua algum desses documentos, é feito o levantamento do procedimento necessário para que haja o requerimento dos documentos.
  2. Fluxo de logística reversa: para que a empresa possa comprovar o atingimento nos índices obrigatórios estabelecidos pela regulamentação, é necessário o reporte mensal das movimentações de baterias por parte das associadas. Assim, foi desenvolvido um sistema personalizado, seguro e alinhado com os órgãos para cada categoria. Neste passo, é feita a capacitação sobre como fazer o reporte e acompanhamento adequado de seu sistema a cada empresa.
  3. Gestão do sistema: neste passo são apresentados para o associado, os detalhes das ferramentas disponíveis no sistema IBER como acesso aos relatórios de inteligência de dados sempre focando na autonomia das empresas para o acompanhamento da eficiência e dos índices de logística reversa.
  4. Auditoria: sendo um requisito básico para a comprovação completa da logística reversa, este item é realizado internamente na própria plataforma do IBER, no momento em que o associado submete as informações mensais de logística reversa na plataforma. O próprio sistema valida o sistema individual, por meio de ferramentas de cruzamento de dados e retorna o resultado para o associado para que haja a necessidade de correção.
  5. Plano de Comunicação: O Pano de comunicação visa conscientizar a cadeia sobre a obrigação da logística reversa conforme as normas vigentes. Esta etapa é realizada com o apoio do associado que , em conjunto com a entidade, define estratégias e materiais para orientação da rede.
  6. Atendimento das metas: Esta etapa visa analisar os resultados e índices atingidos pela associada nas regiões e estados do Brasil de acordo com as metas estabelecidas.
  7. Plano de Ação e Acompanhamento: Neste processo, são estabelecidos planos estratégicos para melhoria da eficiência da coleta e dos índices.

Para cada etapa a empresa associada participa de pelo menos uma reunião online com nossa equipe técnica e, além disso, oferecemos suporte em caso de dúvidas em pontos específicos.

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