IBER é convidado para a COP26 após contribuição para a cadeia produtiva de baterias no Brasil

Entidade gestora e associados promovem melhorias na eficiência dos processos de reciclagem, promovendo maior controle sobre a emissão de poluentes e consequentemente sua redução

O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER esteve presente no maior debate global sobre Meio Ambiente, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26). Carlos Zaim, membro do Conselho Gestor da entidade, participou de painel virtual organizado pelos Ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores, no 12º dia da COP26.

Nos últimos sete anos foi possível identificar a diminuição de quase 20% nas emissões de gás carbônico (CO²) e de cerca de 13% nos particulados de chumbo. Mesmo diante da expansão da frota de veículos no País no período. Tudo graças a melhoria na eficiência dos processos de reciclagem. Ação diretamente conectada aos objetivos de contenção das mudanças climáticas estruturados na COP26.

A Conferência global foi palco para uma apresentação completa da atuação do IBER na gestão do sistema de logística reversa de baterias chumbo-ácido no Brasil e os resultados alcançados desde a sua fundação, em 2016. Hoje, o Instituto gerencia 75% do volume total de baterias movimentadas em todo o País.

               Impactos bastante positivos, também na proteção da saúde pública e do Meio Ambiente, com a contribuição direta da entidade para que empresas de toda a cadeia produtiva promovam a coleta e destinação correta de resíduos sólidos considerados perigosos como chumbo e ácido.

Outro avanço direto da atuação do IBER é o combate à movimentação clandestina de baterias consideradas inservíveis, fruto da sinergia entre o Instituto e as autoridades ambientais, que resultou no Acordo Setorial de Baterias, que estipula metas claras – que vêm sendo cumpridas e superadas, ano a ano, desde 2019. Há ainda o aprimoramento permanente dos instrumentos legais de municípios e Estados, com participação do Instituto.

Para assistir em detalhes sobre a participação do IBER na Conferência, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=egcjgBA2Hxc&ab_channel=Minist%C3%A9riodoMeioAmbiente

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Inovação tecnológica na produção de baterias de chumbo-ácido
Protagonismo Empresarial: Liderando a mudança na economia circular e logística reversa
Quais são os principais usos da bateria de chumbo-ácido hoje em dia?

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.