IBER recebeu 40 novos associados em 2020

Empresas passam a fazer parte de uma comunidade de organizações comprometidas com a Sustentabilidade, que passam a agregar valor a suas marcas pelo respeito ao Meio Ambiente e que contam com uma ferramenta de alto padrão para comprovação de sua Logística Reversa.

O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável, em 2020, passou a contar com quarenta novos associados. São empresas que fazem parte agora do ecossistema de organizações comprometidas com a Sustentabilidade do Brasil e que têm garantida a comprovação da logística reversa das baterias que produzem, importam, transportam, distribuem ou comercializam.

Além disso, serão reconhecidas pelo mercado, autoridades e consumidores como empresas que adotam práticas de proteção ao Meio Ambiente e redução de impactos, agregando assim valor a suas marcas.

A partir de 2021 finalizamos a expansão da ferramenta com a entrega da solução para o comerciante varejista. Neste momento o trabalho estará focado na expansão da entidade gestora.

Vantagens para os associados

Os novos associados passarão a contar com uma ferramenta dotada de capacidade de rastreamento que é referência no País. O sistema foi concebido em pleno alinhamento às expectativas dos órgãos ambientais para contribuir com o cumprimento da regulamentação ambiental vigente

É uma solução que atende empresas de todos os segmentos da cadeia produtiva, garantindo proteção jurídica. As empresas também são beneficiadas com capacitação e suporte técnico permanente.

Em seu sistema coletivo de logística reversa, o IBER congrega atualmente 78% das 400 mil toneladas de chumbo com condições de serem reaproveitados anualmente no Brasil.

Expansão do sistema para o comércio

Dos 40 novos participantes, 35 são distribuidores, o que condiz com o plano de expansão do sistema para o comércio. O acesso do comércio ao sistema é fundamental, já que os comerciantes são os geradores do resíduo e possuem cada vez mais obrigações junto aos órgãos competentes, como é o caso da emissão dos MTRs para transporte de baterias inservíveis. Sendo associados ao IBER, os comerciantes estarão isentos da emissão de MTRs e serão representados por um sistema coletivo, onde a segurança e praticidade ao realizarem a logística reversa de seus resíduos é garantida.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O papel da inteligência artificial na otimização da energia renovável
O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.