Comprovação dos sistema de logística reversa de embalagens no MS

No dia 25/09, o IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de MS) publicou no Diário Oficial a relação dos fabricantes e importadores de produtos que estão convocados a comprovarem a implementação de Logística Reversa de Embalagens do ano de 2021.

O IBER comprovou o sistema de logística reversa de embalagens de seus associados para atendimento da legislação, em parceria com a EuReciclo, uma empresa de tecnologia para rastreamento da cadeia de reciclagem de embalagens.

A compensação ambiental é um mecanismo previsto no decreto 11.413/23, com objetivo de equilibrar os impactos ambientais de uma atividade, mesmo que a empresa não possa realizar a coleta e destinação dos resíduos diretamente. O processo de comprovação acontece entre duas partes envolvidas, aqueles que inserem a embalagem no mercado e possuem a obrigação de recolhimento e aqueles que realizam o processo de coleta, destinação final e comprovação da regularidade das empresas contratantes.

Tudo é feito com a rastreabilidade garantida pelas notas fiscais e auditado por empresas especializadas, garantindo a confiabilidade das informações e rastreabilidade de todo o processo pelos órgãos ambientais.

Em 2021 foram inseridos 665 quilos de embalagens de plástico filme que envolvem as baterias novas das empresas associadas e, por meio da compensação realizada, a meta de recolhimento dos associados foi atendida integralmente.

Para acessar o relatório de impacto completo acesse nosso blog ou escaneie o Qrcode abaixo:

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O papel da inteligência artificial na otimização da energia renovável
O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.