Entenda a diferença entre mercado original e mercado de reposição

Neste artigo você vai saber as principais diferenças entre o mercado reposição e o original e por que isso é importante

O mercado de baterias é amplo e merece destaque do poder público e sociedade civil. São bens que, quando não descartados corretamente, podem ser altamente nocivos ao meio ambiente e à saúde humana, pois contêm chumbo ácido na sua composição. A substância pode causar demência, náuseas, vômito e diversas outros problemas de saúde e ainda existem muitas empresas participando de sua movimentação sem os devidos cuidados exigidos. Por isso, é importante ficar atento às mudanças do mercado e às políticas nacionais voltadas para o descarte correto desse tipo de material, além de buscar proteção e amparo legal para sua empresa e seus representantes.

Existem dois tipos de segmentos de mercado no setor de baterias: aquelas que são encaminhadas ao mercado original onde as baterias já são “acopladas” à algum equipamento, como por exemplo automóveis, empilhadeiras, caixas eletrônicos e aquelas encaminhadas ao mercado de reposição que envolve a substituição de baterias unitárias energeticamente esgotadas e que devem ser substituídas no veículo, equipamento ou estações de energia.

O Estado de São Paulo foi o primeiro do Brasil a adotar metas diferenciadas para as empresas que atuam no mercado original e de reposição. Essa medida é importante pois acompanha a distribuição e a movimentação do material (que é classificado como resíduo perigoso) e sua futura destinação final.

A tendência na formulação de políticas públicas voltadas para a regulação da logística reversa é de que, nos próximos anos, todos os Estados acompanhem detalhadamente o atendimento das metas pois existem situações que geram impacto no sistema de logística reversa vigente e que que precisam ser levadas em consideração para a eficiência dos mecanismos de controle.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?
Novo decreto no estado do Espírito Santo e assinatura de Termo de Compromisso

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.