O IBER participou nessa última semana da apresentação do instituto ao Comitê de Resíduos Sólidos do Amazonas- CERS.
O CERS é o grupo técnico que realiza debates e propões revisões ao Plano Estadual de Resíduos Sólidos do estado. Sua composição é diversa e congrega desde representantes do setor público como da sociedade civil organizada.
Por sua vez, o IBER apresentou o plano de trabalho que já vem acontecendo em diversos estados com objetivo de avançar na região norte e implementar de maneira integral o processo de logística reversa. As tratativas com o estado servem como base para a definição do termo de compromisso específico para o setor onde serão definidas metas, prazos e responsáveis para o setor de logística reversa de baterias, ao longo dos próximos 4 anos.
O Amazonas possui um grande potencial de melhora no desempenho dos indicadores da logística reversa. Foram identificadas 673 empresas atuando no estado e grande parte ainda não possui um sistema ambiental validado. O objetivo desse trabalho é continuar garantindo os índices de logística reversa nacionais e atender as metas geográficas de atendimento à população e dos municípios.