Cada vez mais os estados brasileiros vêm se comprometendo com a logística reversa do setor de baterias chumbo ácido, e com o Mato Grosso não é diferente. No dia 05 de setembro de 2022 foi realizado uma conferência com o estado, e nela participaram o Dr. Carlos Eduardo da Promotoria de Justiça Civil e representantes da SEMA no estado.
A diretora executiva do IBER, Amanda Schneider, apresentou o trabalho que está sendo realizado pela entidade gestora no setor da logística reversa das baterias de chumbo-ácido, alinhando com as autoridades todas as necessidades e obrigações envolvidas nesse processo, e assim estabelecendo uma comunicação entre ambos. Deste modo se inicia uma parceria com o estado, sendo uma peça importante no andamento da implementação da logística reversa em todo o país.
Atualmente existem 10 associados em todo o estado, porém com a comunicação que se tem desenvolvido, este número tende a crescer cada vez mais. A discussão desse trabalho junto ao Ministério Público é importante para garantir a completa implementação da logística reversa nos estados por meio da correta atuação dos órgãos ambientais e empresas do setor. Neste modelo de parceria, o engajamento de todos os envolvidos na cadeia de logística reversa e controle de políticas públicas é assegurado.