Instituto Estadual do Meio Ambiente lança RETORNA RJ – Programa Estadual de Logística Reversa

O lançamento da nova plataforma foi feito no dia 21 de junho 2022 e contou com mais de 300 espectadores. O sistema tem o objetivo de fomentar políticas públicas para operar a Logística Reversa no estado do Rio de Janeiro, em etapas de implementação, fiscalização e legislação visando o auxílio na destinação correta dos resíduos sólidos pós consumo em alinhamento com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Participaram do lançamento diversas autoridades públicas e representantes do INEA e SEAS.  O evento recebeu o apoio de diversas entidades gestoras e órgãos ambientais, todos alinhados ao objetivo de oferecer a destinação correta aos resíduos.

O estado do Rio de Janeiro vem trabalhando para essa operacionalização da Logística Reversa com leis estaduais e apoio para a implementação do RETORNA RJ, dando ênfase a importância dos debates sobre as dificuldades no cumprimento às legislações federais e estaduais.

A partir do sistema integrado será possível emitir uma certificação como uma comprovação de que a empresa cumpriu a legislação vigente e que é ambientalmente adequada. Inicialmente a comprovação de Logística Reversa por esse sistema, começará pelas embalagens, devido ao grande volume produzido. O RETORNA RJ contará com diversos outros eventos de inauguração e capacitação a todos os envolvidos que serão feitos em paralelo com o andamento do programa.

O serviço estará integrado com a interface do órgão fiscalizador, o INEA, o qual utilizará as informações obtidas para auxiliar o controle da legislação.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O papel da inteligência artificial na otimização da energia renovável
O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.