Instituto Estadual do Meio Ambiente lança RETORNA RJ – Programa Estadual de Logística Reversa

O lançamento da nova plataforma foi feito no dia 21 de junho 2022 e contou com mais de 300 espectadores. O sistema tem o objetivo de fomentar políticas públicas para operar a Logística Reversa no estado do Rio de Janeiro, em etapas de implementação, fiscalização e legislação visando o auxílio na destinação correta dos resíduos sólidos pós consumo em alinhamento com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Participaram do lançamento diversas autoridades públicas e representantes do INEA e SEAS.  O evento recebeu o apoio de diversas entidades gestoras e órgãos ambientais, todos alinhados ao objetivo de oferecer a destinação correta aos resíduos.

O estado do Rio de Janeiro vem trabalhando para essa operacionalização da Logística Reversa com leis estaduais e apoio para a implementação do RETORNA RJ, dando ênfase a importância dos debates sobre as dificuldades no cumprimento às legislações federais e estaduais.

A partir do sistema integrado será possível emitir uma certificação como uma comprovação de que a empresa cumpriu a legislação vigente e que é ambientalmente adequada. Inicialmente a comprovação de Logística Reversa por esse sistema, começará pelas embalagens, devido ao grande volume produzido. O RETORNA RJ contará com diversos outros eventos de inauguração e capacitação a todos os envolvidos que serão feitos em paralelo com o andamento do programa.

O serviço estará integrado com a interface do órgão fiscalizador, o INEA, o qual utilizará as informações obtidas para auxiliar o controle da legislação.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também:

IBER se reúne com Ministério Público de Santa Catarina
IBER e Espírito Santo
IBER E GAEMA/MPSP de São Paulo alinhados na implementação da PNRS no estado

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.