O IBER participou na terça-feira (12/07) da reunião do CODEMA, Conselho de Meio Ambiente do estado do Rio Grande do Sul, a convite do Tiago Pereira Neto, conselheiro e analista sênior da FIERGS.
Na reunião, o instituto apresentou a situação atual do estado no sistema de logística reversa de baterias, além do planejamento de logística reversa desenvolvido para os próximos anos, reforçando as metas, prazos e ações propostas.
O IBER e o estado do RS já possuem um relacionamento consolidado com o estado e está em processo de renovação do primeiro termo de compromisso assinado em 2018. Além do termo, o IBER participou do desenvolvimento e publicação da Resolução 414/2019 que é o instrumento que determina os requisitos de comprovação do sistema de logística reversa de baterias no estado.
O próximo passo a avançar no estado é a formação do grupo de acompanhamento permanente do sistema para apoiar a implementação integral da legislação ambiental, o acompanhamento dos resultados e proposições de melhoria.
Em 2022 também está havendo maior enfoque no cumprimento das metas geográficas que refletem a adesão da cadeia; adesão dos municípios e atendimento da população com um sistema de logística reversa ambientalmente correto.