Coleta de baterias inservíveis cresce 3% no Brasil

O ano de 2021 foi de grande avanço para o atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) pela cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido. De acordo com os números consolidados e já encaminhados aos órgãos ambientais, foram coletadas 290.342 toneladas . Um crescimento anual de 3% no volume total declarado e comprovado pela plataforma de logística reversa do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER.

No geral mais de 160 mil toneladas de chumbo, por exemplo, deixaram de ser descartadas incorretamente, garantindo assim a preservação do Meio Ambiente e o cuidado com a saúde da população brasileira.

O destaque regional fica por conta da região Sudeste, que ampliou em 12 mil toneladas o recolhimento de produtos inservíveis.

A elevação nos patamares de destinação ambientalmente correta consolida a posição de referência da cadeia produtiva de baterias de chumbo-ácido, com a participação direta do IBER, que atua no desenvolvimento e operação da plataforma Logística Reversa de baterias em todo o Brasil. Em números gerais, possui 315 empresas associadas e atende 179 municípios.

Para gerenciar a logística reversa de baterias no Brasil, o IBER trabalha com uma plataforma de gestão altamente segura, com tecnologia de ponta, processos automáticos, armazenamento de dados em nuvem, acompanhamento remoto pelos associados e uma equipe técnica especializada que auxilia cada empresa no atendimento das obrigações e melhoria de seus processos.

Através dela é possível não apenas organizar a gestão da logística reversa, mas mapear inconsistências, estimular a devolução de inservíveis, certificar e reconhecer as empresas que adotem as práticas ambientalmente corretas.

Ainda em 2021, o Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER contribuiu para que 52% dos seus fabricantes e recicladores associados fossem certificados na PNRS e sejam referências no mercado. Para 2022, a meta é alcançar 60% desses dois grupos.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O papel da inteligência artificial na otimização da energia renovável
O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.