10 vantagens competitivas de ser associado ao IBER

Mais que atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e estar em dia com a legislação, as empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER contam com uma série de vantagens que são verdadeiros diferenciais competitivos para a atuação no mercado. Confira aqui os 10 maiores benefícios de fazer parte do sistema coletivo de logística reversa gerenciado pelo IBER:

01) Acesso a uma ferramenta de alto padrão
A plataforma desenvolvida pelo IBER não para de evoluir. É uma ferramenta dotada de capacidade de rastreamento que é referência no País. Isso porque o sistema foi concebido em pleno alinhamento às expectativas dos órgãos ambientais para contribuir com o cumprimento da regulamentação ambiental vigente. É uma solução que atende empresas de todos os segmentos da cadeia produtiva, garantindo proteção jurídica. As empresas também são beneficiadas com capacitação e suporte técnico permanente.

02) Inovação: aplicativos, relatórios de inteligência e apoio na solução de problemas
O sistema do IBER, em uma jornada permanente de melhoria contínua e desenvolvimento de soluções inovadoras, avançou para um modelo de aplicativo para comerciantes varejistas e consumidores Pessoa Jurídica. Na palma da mão, por meio do novo aplicativo desenvolvido pela entidade gestora, será possível enviar os dados mensais de recebimento, recolhimento e destinação de baterias inservíveis de forma ágil, segura e descomplicada. Por ser alimentada mensalmente pelas empresas, se configura em uma rica base de dados, sendo consultada pelas autoridades e podendo fornecer inteligência para tomada de decisão. Além disso, no caso de identificação de inconsistências ou falhas, a equipe da entidade gestora atua imediatamente na construção de soluções para garantir o atendimento pleno das obrigações.

03) Reconhecimento nacional
O IBER tem um relacionamento consistente com os órgãos de controle e empresas associadas que participam ativamente da construção do plano e implementação das ações. Na prática, as empresas associadas, hoje, contribuem diretamente para construção do futuro da Economia Circular e logística reversa no Brasil.

04) Certificação única no Brasil para a cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido
A Certificação fornecida pelo IBER é a única reconhecida pelos órgãos de controle e é um documento essencial para o futuro dos negócios que compõem a cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido, pois atesta que os processos ocorrem de forma confiável, cumprindo metas, com dados controlados e com comprovação dos resultados apresentados.

05) Valor agregado à Imagem e Reputação
As empresas que são certificadas na PNRS carregam um ativo importante para suas marcas, imagem e reputação. Legalmente, a certificação representa segurança jurídica. E, uma vez incorporada dentro da cultura organizacional da empresa, passa a ser uma bússola sustentável, contribuindo para atestar a evolução nos processos de logística reversa e corroborar que há uma jornada de excelência devidamente implementada e disseminada entre os colaboradores, onde a busca por melhorias contínuas é um objetivo conjunto.

06) Isenção de documentos
A partir de uma articulação do IBER junto ao MMA, e graças à tecnologia de ponta de sua plataforma de Logística Reversa e à garantia da rastreabilidade do resíduo, o associado da entidade gestora está isento da emissão do MTR Online pelos sistemas do Sinir, do estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Também estão isentas de emissão do Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (Cadri), documento exigido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

07) Atualização permanente dos avanços na legislação
O IBER participa ativamente da construção das principais políticas públicas de Meio Ambiente, acompanhando e contribuindo para evolução dos instrumentos legais. Representando seus associados, a entidade leva as demandas e desafios das empresas e sociedades para avaliação dos órgãos ambientais, garantindo assertividade na implementação das normas e reconhecimento para as empresas regulares.

08) Capacitação e suporte técnico permanentes
No momento em que se associa ao IBER, a empresa passa por um processo de ampla capacitação. A transmissão de conhecimentos, atualização de informações acerca da legislação e acompanhamento das evoluções no mercado e nas iniciativas de Logística Reversa são permanentes. Por meio de seu site, blog, treinamentos e sessões individuais com cada associado, o IBER mantém comunicação direta com as empresas e colaboradores que precisam compreender melhor a jornada de atendimento à PNRS. O time do IBER time está pronto para identificar sinergias e reduzir a burocracia para os negócios, tais como negociando com os órgãos, isenções de documentos e atividades relacionadas ao mesmo processo.

09) Comprovação de resultados
Para a comprovação de resultados é necessário o desenvolvimento de relatórios anuais para o MMA e estados, comprovando a realização das atividades qualitativas, bem como atingimento dos índices quantitativos, incluindo planos de melhoria do sistema e crescimento para os próximos anos. Da mesma forma, são apresentados periodicamente relação de empresas com sistemas em dia, para que os órgãos estaduais possam identificara quelas que devem ser notificadas e fiscalizadas.

10) Atendimento da logística reversa de embalagens
Além do plástico, chumbo e ácido, três principais componentes das baterias, o IBER comprova a logística reversa dos filmes plásticos que envolvem as baterias, representando seus associados também nessa frente.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

A responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos: uma visão profunda da PNRS
O impacto ambiental das baterias de chumbo-ácido: conheça os riscos e saiba como reciclar responsavelmente
Nova Portaria n° 1.011/2024 que traz o escopo principal do Relatório Anual de Resultados dos Sistemas de Logística Reversa.

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.