Raio-x do setor de baterias chumbo-ácido: confira o desempenho do mercado em 2021

O mercado de baterias chumbo-ácido no Brasil registrou importantes movimentos em 2021. Os dados, consolidados no Relatório Anual produzido pela equipe do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER, mostram aumento expressivo nas importações de acumuladores automotivos e industriais e um grande salto nas exportações de baterias para motocicletas.

No total, 384,8 mil toneladas de baterias foram inseridas no mercado nacional de reposição, sendo que 73% desse volume tem participação do IBER na gestão da logística reversa.

As importações de baterias automotivas e industriais cresceram 133% em 2021, na comparação com o volume auferido em 2020. Isso fez com que as importações passassem a representar 8% da produção nacional. Já as exportações de baterias para motocicletas alcançaram 643% de taxa de crescimento na comparação ano a ano.

Em volumes totais, a produção de baterias chumbo-ácido no Brasil aumentou 1%, sendo os estados de Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina os principais responsáveis pela curva de incremento. Além disso, houve uma nova configuração de participação dos segmentos na produção total. O automotivo segue líder, mas teve sua presença reduzida de 89% para 82%. Motocicletas permaneceram com 6% e as baterias industrias cresceram de 5% para 11% na produção total do País.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também:

O IBER está renegociando as metas pactuadas com os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul
IBER inicia projeto de implementação da logística reversa do setor conforme a PNRS nos municípios do Paraná
O Plano de logística reversa do IBER acaba de ser aprovado na plataforma Contabilizando Resíduos

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.