Raio-x do setor de baterias chumbo-ácido: confira o desempenho do mercado em 2021

O mercado de baterias chumbo-ácido no Brasil registrou importantes movimentos em 2021. Os dados, consolidados no Relatório Anual produzido pela equipe do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER, mostram aumento expressivo nas importações de acumuladores automotivos e industriais e um grande salto nas exportações de baterias para motocicletas.

No total, 384,8 mil toneladas de baterias foram inseridas no mercado nacional de reposição, sendo que 73% desse volume tem participação do IBER na gestão da logística reversa.

As importações de baterias automotivas e industriais cresceram 133% em 2021, na comparação com o volume auferido em 2020. Isso fez com que as importações passassem a representar 8% da produção nacional. Já as exportações de baterias para motocicletas alcançaram 643% de taxa de crescimento na comparação ano a ano.

Em volumes totais, a produção de baterias chumbo-ácido no Brasil aumentou 1%, sendo os estados de Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina os principais responsáveis pela curva de incremento. Além disso, houve uma nova configuração de participação dos segmentos na produção total. O automotivo segue líder, mas teve sua presença reduzida de 89% para 82%. Motocicletas permaneceram com 6% e as baterias industrias cresceram de 5% para 11% na produção total do País.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O papel da inteligência artificial na otimização da energia renovável
O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.