IBER e Ministério do Meio Ambiente realizam reunião de balanço de resultados da Logística Reversa de baterias chumbo-ácido

Também foi debatida a renovação do Acordo Setorial e pontos de avanços para a Logística Reversa de baterias no Brasil.

A renovação do Acordo Setorial de baterias chumbo-ácido e avaliação dos resultados de logística reversa de toda a cadeia produtiva foram tema de reunião entre o Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (IBER) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) neste mês de abril.

A interlocução permanente com as autoridades ambientais é uma marca da atuação da entidade gestora, permitindo participação efetiva na modernização e aprimoramento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e suporte à fiscalização.

Representado por sua diretora-executiva, Amanda Schneider, o IBER apresentou ao Secretário de Qualidade ambiental, André França e à diretora de Gestão de Resíduos Sólidos e Qualidade do Solo, , Juliana Carvalho Rodrigues, a análise do Instituto acerca dos impactos positivos dos Decretos Federais nº 11.044 e nº 10.936 de 2022 no sistema coletivo de Logística Reversa de baterias chumbo-ácido, bem como os próximos passos para evoluir na implementação das normas para o setor de baterias chumbo-ácido.

“Para nós, os avanços na legislação foram decisivos para os resultados progressivos que estão sendo alcançados. O apoio e acompanhamento do Ministério de meio-ambiente junto ao setor têm contribuído na adoção de soluções inovadoras e de processos de melhorias contínua na adequação e evolução do sistema de logística reversa nacional”, destacou Amanda.

Nesse sentido, a reunião também englobou a discussão sobre os controles existentes como MTR e CTF e como os órgãos competentes e a gestora podem trabalhar de forma ainda mais alinhada e simultânea para a estruturação de ações conjuntas que auxiliem os órgãos competentes buscando também o avanço da Logística Reversa de baterias chumbo-ácido no Brasil.

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também:

O IBER está renegociando as metas pactuadas com os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul
IBER inicia projeto de implementação da logística reversa do setor conforme a PNRS nos municípios do Paraná
O Plano de logística reversa do IBER acaba de ser aprovado na plataforma Contabilizando Resíduos

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.