IBER e Ministério do Meio Ambiente realizam reunião de balanço de resultados da Logística Reversa de baterias chumbo-ácido

Também foi debatida a renovação do Acordo Setorial e pontos de avanços para a Logística Reversa de baterias no Brasil.

A renovação do Acordo Setorial de baterias chumbo-ácido e avaliação dos resultados de logística reversa de toda a cadeia produtiva foram tema de reunião entre o Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (IBER) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) neste mês de abril.

A interlocução permanente com as autoridades ambientais é uma marca da atuação da entidade gestora, permitindo participação efetiva na modernização e aprimoramento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e suporte à fiscalização.

Representado por sua diretora-executiva, Amanda Schneider, o IBER apresentou ao Secretário de Qualidade ambiental, André França e à diretora de Gestão de Resíduos Sólidos e Qualidade do Solo, , Juliana Carvalho Rodrigues, a análise do Instituto acerca dos impactos positivos dos Decretos Federais nº 11.044 e nº 10.936 de 2022 no sistema coletivo de Logística Reversa de baterias chumbo-ácido, bem como os próximos passos para evoluir na implementação das normas para o setor de baterias chumbo-ácido.

“Para nós, os avanços na legislação foram decisivos para os resultados progressivos que estão sendo alcançados. O apoio e acompanhamento do Ministério de meio-ambiente junto ao setor têm contribuído na adoção de soluções inovadoras e de processos de melhorias contínua na adequação e evolução do sistema de logística reversa nacional”, destacou Amanda.

Nesse sentido, a reunião também englobou a discussão sobre os controles existentes como MTR e CTF e como os órgãos competentes e a gestora podem trabalhar de forma ainda mais alinhada e simultânea para a estruturação de ações conjuntas que auxiliem os órgãos competentes buscando também o avanço da Logística Reversa de baterias chumbo-ácido no Brasil.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

A responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos: uma visão profunda da PNRS
O impacto ambiental das baterias de chumbo-ácido: conheça os riscos e saiba como reciclar responsavelmente
Nova Portaria n° 1.011/2024 que traz o escopo principal do Relatório Anual de Resultados dos Sistemas de Logística Reversa.

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.