Minas Gerais lança Plano Estadual de Ação Climática

Serão desenvolvidos cenários para zerar emissões até 2050, e adotar uma meta intermediária de redução das emissões de GEE para 2030.

Para alcançar a meta de reduzir a emissão líquida de Gases de Efeito Estufa (GEE) nos próximos anos, conforme acordado na adesão à Campanha Race To Zero em 2021, o governo de Minas dá início ao desenvolvimento do Plano Estadual de Ação Climática.

O documento permitirá que Minas Gerais alcance o cenário de neutralidade de carbono nos próximos anos, além de reduzir os riscos dos efeitos das mudanças climáticas para as pessoas, sistemas naturais e infraestrutura, tornando o Estado mais seguro para viver e empreender. O plano apresentará as diretrizes, metas, ações e indicadores para redução das emissões de gases de efeito estufa e adaptação aos efeitos adversos da mudança do clima em Minas.

Em 2021, Minas Gerais se tornou o primeiro Estado da América Latina e do Caribe a aderir ao Race To Zero (Corrida para o Zero), em acordo firmado entre o Estado e a embaixada do Reino Unido. O Race To Zero é uma campanha global para reunir lideranças com objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050.

Além de endossar os princípios da campanha, foi estabelecido o compromisso de elaborar o Plano Estadual de Ação Climática com o desenvolvimento de cenários para zerar emissões até 2050, e adotar uma meta intermediária de redução das emissões de GEE para 2030, contribuindo com o Acordo de Paris que limita o aumento da temperatura global a 1,5 grau.

O lançamento aconteceu o vivo pelo Youtube Meio Ambiente Minas Gerais, e em parceria da Feam com a Rede Iclei América do Sul. Foi apresentado o início da execução do projeto, que conduzirá Minas no caminho do desenvolvimento sustentável de baixo carbono e da resiliência climática.

Participaram da abertura do evento, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; o cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, Lucas Brown; o presidente da Feam, Renato Brandão; o secretário executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo, e a diretora do CDP, Rebeca Lima. A coordenadora de Gestão do Conhecimento e Juventudes do Iclei e também coordenadora do escritório do Iclei em Minas, Armelle Cibaka, será a moderadora.

*Informações publicadas pelo Diário do Comércio. Material completo aqui.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Logística Reversa como Diferencial Competitivo
Desafios e Oportunidades na Implementação da Logística Reversa em Pequenas Empresas
Como Destinar Corretamente as Baterias de Chumbo-Ácido

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.