O processo de comprovação é contínuo dentro da jornada de implementação e execução das obrigações legais. Da primeira à sétima etapa para obtenção da Certificação IBER, empresas são acompanhadas e auxiliadas a cumprir metas.
A comprovação da Logística Reversa é crucial no atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER atua na gestão do sistema coletivo para cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido e avançou na estruturação de uma plataforma de ponta que garante que as informações declaradas pelas empresas são reais, verídicas e confiáveis. Isso faz com que as autoridades ambientais enxerguem de forma diferenciada os associados do IBER, que contam com um selo de credibilidade.
O processo de comprovação é contínuo dentro da jornada de implementação e execução da Logística Reversa e na obtenção da Certificação IBER. Desde o primeiro passo, quando é feito o diagnóstico nas informações da empresa e o acompanhamento da sua regularidade. Até a sétima e última etapa, em que é definido um Plano de Ação, com metas estabelecidas e estratégia de melhoria permanente.
A plataforma IBER é uma ferramenta de alto padrão, sendo alimentada mensalmente pelas empresas e, no caso de inconsistências ou falhas, a equipe da entidade gestora atua imediatamente na construção de soluções para garantir o atendimento pleno das obrigações.
Esse conjunto de ações, estruturadas para funcionarem em sinergia, permite que a comprovação da Logística Reversa seja uma garantia do trabalho do IBER. Por meio da Declaração Trimestral e do Certificado Anual de Regularidade, os associados se encontram protegidos contra sanções nas normas vigentes e evidência para os negócios no mercado e órgãos de controle.