Certificação IBER: entenda como funciona

O IBER é a entidade gestora reconhecida pelos órgãos de controle em território nacional, que realiza o processo de certificação de Logística Reversa, para demonstrar o cumprimento na Política Nacional de Resíduos.

O processo de certificação identifica oportunidades de melhoria para que as empresas implementem em seu processo de logística reversa e possam otimizar a coleta e destinação de seus resíduos na cadeia.

Para isso, o instituto possui uma equipe técnica especializada que orienta, capacita e apoia as empresas em cada etapa. No total, são 7 etapas que a empresa tem acesso às sessões individuais para compreender e atender aos requisitos estabelecidos na PNRS. Veja a seguir quais são:

  1. Regularidade e Funcionamento: Análise dos documentos básicos obrigatórios de regularidade da empresa como: Alvará, licença ambiental e licença de transporte. Caso a empresa ainda não possua algum desses documentos, é feito o levantamento do procedimento necessário para que haja o requerimento dos documentos.
  2. Fluxo de logística reversa: para que a empresa possa comprovar o atingimento nos índices obrigatórios estabelecidos pela regulamentação, é necessário o reporte mensal das movimentações de baterias por parte das associadas. Assim, foi desenvolvido um sistema personalizado, seguro e alinhado com os órgãos para cada categoria. Neste passo, é feita a capacitação sobre como fazer o reporte e acompanhamento adequado de seu sistema a cada empresa.
  3. Gestão do sistema: neste passo são apresentados para o associado, os detalhes das ferramentas disponíveis no sistema IBER como acesso aos relatórios de inteligência de dados sempre focando na autonomia das empresas para o acompanhamento da eficiência e dos índices de logística reversa.
  4. Auditoria: sendo um requisito básico para a comprovação completa da logística reversa, este item é realizado internamente na própria plataforma do IBER, no momento em que o associado submete as informações mensais de logística reversa na plataforma. O próprio sistema valida o sistema individual, por meio de ferramentas de cruzamento de dados e retorna o resultado para o associado para que haja a necessidade de correção.
  5. Plano de Comunicação: O Pano de comunicação visa conscientizar a cadeia sobre a obrigação da logística reversa conforme as normas vigentes. Esta etapa é realizada com o apoio do associado que , em conjunto com a entidade, define estratégias e materiais para orientação da rede.
  6. Atendimento das metas: Esta etapa visa analisar os resultados e índices atingidos pela associada nas regiões e estados do Brasil de acordo com as metas estabelecidas.
  7. Plano de Ação e Acompanhamento: Neste processo, são estabelecidos planos estratégicos para melhoria da eficiência da coleta e dos índices.

Para cada etapa a empresa associada participa de pelo menos uma reunião online com nossa equipe técnica e, além disso, oferecemos suporte em caso de dúvidas em pontos específicos.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Logística Reversa como Diferencial Competitivo
Desafios e Oportunidades na Implementação da Logística Reversa em Pequenas Empresas
Como Destinar Corretamente as Baterias de Chumbo-Ácido

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.