A partir de agora, comerciantes varejistas, consumidores pessoa jurídicas, fabricantes, importadores, distribuidores e recicladores do estado poderão contar com o apoio do IBER para implementação da PNRS
Com o objetivo de implementar o plano de logística reversa e responsabilidade pós-consumo de baterias chumbo-ácido, o Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (IBER) assinou, no início deste mês, o acordo setorial com mais um estado. Desta vez, com o estado do Rio de Janeiro.
Os comerciantes varejistas, consumidores, pessoas jurídicas, fabricantes, importadores, distribuidores e recicladores do estado do Rio de Janeiro, passam agora a ser acompanhados quanto à comprovação da coleta e destinação ambientalmente correta das baterias inservíveis.
Eles podem, a partir de agora, participar do sistema do IBER para a certificação e reconhecimento na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e outras obrigações acessórias.
O acordo setorial celebrado com o estado é o primeiro depois de 10 anos, desde a última celebração com outro setor. A partir deste compromisso, o IBER terá uma agenda contínua e consistente para apoiar os órgãos ambientais na implementação da PNRS no estado.