IBER contribui com inteligência de dados para fortalecer políticas públicas em Minas Gerais

Entidade gestora apresentou a FEAM/MG um estudo completo com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) das empresas da cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido no estado mineiro.

O trabalho do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER de relacionamento institucional tem contribuído de forma estratégica com o aprimoramento da fiscalização e da legislação ambiental nos estados brasileiros. Em Minas Gerais, o IBER acaba de entregar um estudo completo com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) das empresas da cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido no estado.

Em reunião no início de setembro com  a equipe da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM/MG), foram analisadas o conjunto de informações, identificando as movimentações do dia a dia do setor para que sejam definidas ações de suporte para as empresas e de expansão da logística reversa.

Os dados são cruciais para qualificar o debate sobre aspectos relacionados à proteção da saúde humana e do meio ambiente, uma vez que permitem avaliar todo o ciclo de movimentação de baterias novas e inservíveis dentro da cadeia.

O trabalho de inteligência de dados realizado em parceria com a FEAM/MG será fortalecido com a integração entre a plataforma do IBER, que já garante o rastreamento das baterias inservíveis, e o sistema Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) em Minas Gerais, promovendo assim a gestão completa do processo de logística reversa e, em curto prazo, garantindo a isenção de emissão do documento pelos associados à entidade

O MTR é obrigatório para o transporte de resíduos e o IBER oferece a comprovação e diferenciação das empresas que estão atuando corretamente com relação à PNRS. Esse trabalho contribui decisivamente para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O papel da inteligência artificial na otimização da energia renovável
O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.