Entidade gestora apresentou a FEAM/MG um estudo completo com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) das empresas da cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido no estado mineiro.
O trabalho do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER de relacionamento institucional tem contribuído de forma estratégica com o aprimoramento da fiscalização e da legislação ambiental nos estados brasileiros. Em Minas Gerais, o IBER acaba de entregar um estudo completo com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) das empresas da cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido no estado.
Em reunião no início de setembro com a equipe da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM/MG), foram analisadas o conjunto de informações, identificando as movimentações do dia a dia do setor para que sejam definidas ações de suporte para as empresas e de expansão da logística reversa.
Os dados são cruciais para qualificar o debate sobre aspectos relacionados à proteção da saúde humana e do meio ambiente, uma vez que permitem avaliar todo o ciclo de movimentação de baterias novas e inservíveis dentro da cadeia.
O trabalho de inteligência de dados realizado em parceria com a FEAM/MG será fortalecido com a integração entre a plataforma do IBER, que já garante o rastreamento das baterias inservíveis, e o sistema Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) em Minas Gerais, promovendo assim a gestão completa do processo de logística reversa e, em curto prazo, garantindo a isenção de emissão do documento pelos associados à entidade
O MTR é obrigatório para o transporte de resíduos e o IBER oferece a comprovação e diferenciação das empresas que estão atuando corretamente com relação à PNRS. Esse trabalho contribui decisivamente para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).