Termo de Doação assinado com a Green Platforms permitirá o uso de plataforma de inteligência de dados para definir novas ações, ajustar indicadores e monitorar o atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) avança em novas tecnologias a partir de uma parceria com a Green Platforms Gerenciamento de Dados S/A. Através de um Termo de Doação, a empresa concederá uso gratuito do software dedicado ao controle, à distância, da geração de resíduos no estado paulista. O valor estimado da doação é de R$ 12 milhões, para um período de dez anos. A parceria foi oficializada no final do mês de agosto entre a presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, e o diretor-presidente da Green Platforms Gerenciamento de Dados S/A, Francisco Rego.
Na prática, a CETESB contará com Big Data e inteligência de dados para definir novas ações, ajustar indicadores e monitorar o atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A parceria coloca a gestão ambiental paulista na vanguarda do País, garantindo maior assertividade e velocidade nas análises das informações reportadas pelas empresas e na tomada de decisão.
Será fundamental ainda para amplificar a capacidade de rastreabilidade e controle da tipologia dos dados que compõem o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos – SIGOR.
A ferramenta será customizada para atender a demanda específica de São Paulo, em especial o acompanhamento da logística reversa e do setor de construção civil do estado.
Agora, após a assinatura do Termo de Doação, os técnicos da CETESB e Green Platforms se dedicam à estruturação de um cronograma para o desenvolvimento e entrega de três produtos: SIGOR Módulo Logística Reversa; Atualização e Melhorias do SIGOR Módulo Construção Civil; e o Aplicativo de celular para RCC – Resíduos da Construção Civil. Algumas entregas estão previstas para ocorrerem até o final deste ano, segundo informações da CETESB.
Para o setor de baterias chumbo ácido, a Cetesb já conta com o controle realizado pelo IBER, que também utiliza uma plataforma de alto padrão para controle dos resíduos de baterias sujeitos à logística reversa. Os associados do IBER possuem vantagem de estar isentos de novas obrigações relacionadas à logística reversa, além da entidade apoiar ambos, órgão ambiental e empresas no acompanhamento e otimização de resultados.
Os associados em São Paulo estão isentos também de CADRI e MTR. No momento, o IBER aguarda a etapa final de aprovação do novo termo de compromisso que terá vigência entre 2022 e 2026.