Plataforma digital Contabilizando Resíduos é instituída pelo Estado do Paraná para impulsionar atendimento da PNRS

A ferramenta será responsável por ajudar no reforço à fiscalização e monitoramento dos setores que são obrigados a estruturar e comprovar seus sistemas de Logística Reversa. O novo conjunto de dados permitirá uma análise aprofundada e assertiva das ações realizadas por todos os atores do ecossistema.

O Estado do Paraná instituiu a plataforma digital Contabilizando Resíduos, novo Sistema Estadual de Informações sobre Resíduos Sólidos, através da Resolução Conjunta SEDEST/IAT nº 020/2021, que entrou em vigor no dia de sua publicação, no último dia 20 de julho.

A ferramenta será responsável por coletar e armazenar todos os dados da gestão de resíduos em cada cidade, avaliando a eficiência do trabalho das gestões municipais. Assim como ampliar a fiscalização e monitoramento das empresas que são obrigadas a estruturar sistemas de Logística Reversa.

O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER, enquanto entidade gestora, atuará representando seus associados diretamente na estruturação e submissão das informações na nova plataforma do Plano de Logística Reversa (PLR) referente à cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido.

Além do Plano de Logística Reversa, o Relatório Comprobatório do Plano de Logística Reversa (RCPLR) deverá ser apresentado na plataforma digital Contabilizando Resíduos e precisa conter as comprovações de cumprimento de metas geográficas e de recolhimento e destinação correta dos resíduos; implantação de pontos de coleta; as iniciativas do Plano de Comunicação; e também todas as ações de suporte às empresas e organizações.

O novo conjunto de dados permitirá uma análise das ações realizadas por todos os atores do ecossistema: Poder Público, empresas, órgãos de fiscalização e entidades gestoras. A inteligência na gestão dos dados permitirá traçar inovações, correções, ampliar iniciativas bem sucedidas e direcionar ações de fiscalização.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?
Novo decreto no estado do Espírito Santo e assinatura de Termo de Compromisso

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.