IBER lidera grupo técnico para estruturar projeto de implementação da PNRS nos municípios brasileiros

Neste início de julho, equipe da entidade gestora esteve reunida com representantes das Prefeituras de Pindamonhangaba (SP) e Fraiburgo (SC) para debater desafios, especificidades de cada cidade e oportunidades.

A elaboração de projetos para implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é ponto-chave dos trabalhos de um grupo técnico que vem sendo liderado pelo Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER e que pretende contar conta com um representante por município em cada um dos 27 estados da federação.

No início de julho, a equipe da entidade gestora da cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido promoveu reunião com o engenheiro ambiental da Prefeitura de Pindamonhangaba (SP), Rafael Lamana, e com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Fraiburgo (SC), Fausto Alcântara.

Em pauta estiveram as especificidades de cada cidade, os principais desafios e as melhores formas de reforçar a fiscalização, impulsionar o cumprimento da PNRS e contribuir para que empresas implementem e comprovem a Logística Reversa – se tornando referências no mercado por adotarem ações ambientalmente responsáveis.

Os trabalhos de articulação institucional e suporte legal às Prefeituras promovidos pelo IBER têm posicionado a cadeia de baterias chumbo-ácido como uma das mais engajadas no País na expansão do atendimento à PNRS e melhoria do ambiente de negócios nos municípios.

Isso porque o comércio varejista, principal alvo das ações, ganha a oportunidade de estar em dia com a legislação e de se alinhar a agenda ESG que tem dominado o mundo corporativo e é observada pelos novos consumidores.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

A responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos: uma visão profunda da PNRS
O impacto ambiental das baterias de chumbo-ácido: conheça os riscos e saiba como reciclar responsavelmente
Nova Portaria n° 1.011/2024 que traz o escopo principal do Relatório Anual de Resultados dos Sistemas de Logística Reversa.

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.