Neste início de julho, equipe da entidade gestora esteve reunida com representantes das Prefeituras de Pindamonhangaba (SP) e Fraiburgo (SC) para debater desafios, especificidades de cada cidade e oportunidades.
A elaboração de projetos para implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é ponto-chave dos trabalhos de um grupo técnico que vem sendo liderado pelo Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER e que pretende contar conta com um representante por município em cada um dos 27 estados da federação.
No início de julho, a equipe da entidade gestora da cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido promoveu reunião com o engenheiro ambiental da Prefeitura de Pindamonhangaba (SP), Rafael Lamana, e com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Fraiburgo (SC), Fausto Alcântara.
Em pauta estiveram as especificidades de cada cidade, os principais desafios e as melhores formas de reforçar a fiscalização, impulsionar o cumprimento da PNRS e contribuir para que empresas implementem e comprovem a Logística Reversa – se tornando referências no mercado por adotarem ações ambientalmente responsáveis.
Os trabalhos de articulação institucional e suporte legal às Prefeituras promovidos pelo IBER têm posicionado a cadeia de baterias chumbo-ácido como uma das mais engajadas no País na expansão do atendimento à PNRS e melhoria do ambiente de negócios nos municípios.
Isso porque o comércio varejista, principal alvo das ações, ganha a oportunidade de estar em dia com a legislação e de se alinhar a agenda ESG que tem dominado o mundo corporativo e é observada pelos novos consumidores.