As vantagens competitivas da certificação na PNRS para a sua empresa

A certificação fornecida pelo IBER para a cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido é um ativo importante para as marcas, agregando valor à imagem e reputação e pavimentando um futuro promissor para os negócios.

Ser uma empresa certificada na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) significa muito mais do que atender a legislação. É passar a ocupar uma posição de referência nas suas cadeias produtivas. O mercado, as autoridades ambientais, os parceiros comerciais e tecnológicos e, principalmente, os consumidores passam a reconhecer na organização o real compromisso com o desenvolvimento sustentável, com as melhorias contínuas em seus processos produtivos e com a qualidade nos seus produtos e serviços.

As empresas que são certificadas na PNRS carregam um ativo importante para suas marcas, imagem e reputação. Dessa forma, a Certificação fornecida pelo Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (IBER), a única reconhecida pelos órgãos de controle,  se torna um documento estratégico e essencial para o futuro dos negócios que compõem a cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido.

Estruturada em seis etapas, a Certificação na PNRS do IBER é ainda uma ferramenta decisiva de capacitação das empresas, uma vez que demanda a estruturação de práticas e processos de excelência, o que contribui diretamente para a eficiência, produtividade e competitividade dos negócios.

O comerciante varejista passa a ser chancelado como ponto de referência para coleta. O distribuidor e o importador consolidam o respaldo da base de revendedores que atendem. Os fabricantes são reconhecidos como marcas sustentáveis e conquistam a preferência do consumidor. E os recicladores garantem a qualidade e eficiência do serviço de reaproveitamento dos principais materiais. Um ciclo virtuoso, onde todos os elos da cadeia são favorecidos.

A Certificação é um documento formal que atesta que os processos ocorrem de forma confiável, cumprindo metas, com dados controlados e com comprovação dos resultados apresentados, contribuindo ainda para a formalização do mercado de reciclagem da cadeia produtiva de baterias no Brasil.

Legalmente, a certificação representa segurança jurídica. E, uma vez incorporada dentro da cultura organizacional da empresa, passa a ser uma bússola sustentável, contribuindo para atestar a evolução nos processos de logística reversa e corroborar que há uma jornada de excelência devidamente implementada e disseminada entre os colaboradores, onde a busca por melhorias contínuas é um objetivo conjunto.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

A Importância da Certificação IBER para as Empresas que Desejam Reciclar Baterias de Chumbo-Ácido
Inovação tecnológica na produção de baterias de chumbo-ácido
Protagonismo Empresarial: Liderando a mudança na economia circular e logística reversa

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.