De olho nos números: conheça a produção de baterias e o percentual de logística reversa comprovada de cada região do País

Sudeste lidera produção, mas quando são observadas as metas de coleta pós-consumo do resíduo, o Centro-Oeste assume o primeiro lugar.

Anualmente são produzidas e disponibilizadas à venda, no mercado de reposição, 375 mil toneladas (t) de baterias chumbo-ácido novas em todo o Brasil. Mas você sabe quais regiões e estados têm maior participação nesse total? E quais as metas de logística reversa alcançadas por elas?

O Sudeste hoje é a região com maior produção, em toneladas: 109 mil. Em segundo lugar está o Sul (62 mil t) e, em terceiro, o Nordeste (50 mil t). Centro Oeste responde por 32,7 mil t e o Norte com 22,2 mil t.

As informações estão presentes no Relatório Anual de Logística Reversa preparado pelo Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER, instrumento estratégico para o monitorar a evolução e as oportunidades de melhorias no atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Também é uma das obrigações da entidade gestora dentro do Acordo Setorial firmado junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Quando observamos o percentual de logística reversa, há uma mudança no cenário. O Centro-Oeste lidera com 108% de destinação ambientalmente correta e comprovada, seguido do Nordeste (104%) e Sudeste (100%).

Essas três regiões, inclusive, superaram a meta estipulada pelo Acordo Setorial de baterias, com base nos dados de movimentação referente ao primeiro ano de vigência da legislação, que foi 2019.

No geral, o Brasil tem comprovada a logística reversa de 275 mil baterias chumbo-ácido, em um trabalho integrado entre IBER e empresas associadas, em sinergia com as autoridades ambientais federais e estaduais.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

A Importância da Certificação IBER para as Empresas que Desejam Reciclar Baterias de Chumbo-Ácido
Inovação tecnológica na produção de baterias de chumbo-ácido
Protagonismo Empresarial: Liderando a mudança na economia circular e logística reversa

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.