Integração do IBER com municípios do ABC Paulista ganha força em prol do atendimento da PNRS

Após reunião com a SEMASA, de Santo André, IBER prepara maior alinhamento com municípios da região para traçar estratégias de implementação da Logística Reversa

O avanço na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) nos municípios brasileiros tem participação decisiva do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (IBER). A partir de reunião com o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (SEMASA), em São Paulo, ficou acertado um novo encontro com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reúne as cidades de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul para o planejamento, a articulação e definição de ações de caráter regional.

Na reunião com a SEMASA, foram apresentadas informações sobre a logística reversa de baterias chumbo-ácido, sobre aos documentos firmados com o setor público (Acordo Setorial e Termo de Compromisso), atuação da entidade, diferenciais e vantagens da plataforma do IBER. Outras entidades gestoras também participaram do encontro, explanando sobre as características de seus setores.

Para a próxima reunião, com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a expectativa é de ampliar o alinhamento sobre quais ações poderão ser estruturadas para a região e as parcerias com potencial para serem firmadas entre as entidades gestoras e os municípios.

O IBER tem realizado e participado de reuniões permanentes para elaboração de estratégias para a implementação da PNRS nos municípios, especialmente para os distribuidores e comerciantes varejistas. A entidade tem contribuído tanto para elaboração de ferramentas e mecanismos de fiscalização e controle mais próximos da realidade de cada cidade, quanto com ações de orientação e engajamento, passando pelo desenho de ajustes necessários na legislação.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?
Novo decreto no estado do Espírito Santo e assinatura de Termo de Compromisso

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.