Em reunião com municípios e vigilância sanitária, IBER avança na discussão de propostas e necessidades para atendimento da de questões ambientais e de saúde

Para implementação da PNRS é fundamental a integração entre diversos órgãos de controle das áreas de Meio Ambiente e Saúde para avaliar sinergias, desafios e impactos sobre o controle local.

O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável segue avançando no trabalho de engajamento de municípios brasileiros para contribuir com o atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em todo o País. Em reunião técnica com representantes da Prefeitura de Pindamonhangaba, em São Paulo, a entidade gestora participou da discussão de propostas e ouviu as necessidades do município para avançar com a implementação da PNRS.

“Pudemos visualizar que para a implementação adequada da lei é preciso integrar órgãos e entidades de diversos setores: Meio Ambiente e Saúde, uma vez que a logística reversa de baterias chumbo-ácido pode trazer riscos ao meio-ambiente, bem como à saúde. O IBER tem atuado como ponte, avaliando as sinergias, mas também compreendendo que cada cidade possui suas complexidades e características que têm impacto direto na maneira como a jornada de implementação da PNRS ocorre”, destacou a diretor-executiva do IBER, Amanda Schneider.

Para recuperar o chumbo de forma ambientalmente adequada e resguardar a saúde humana, é imprescindível que existam sistemas sustentáveis ​​que contemplem todas as fases da gestão integral das Baterias de Chumbo-Ácido Usadas, desde o momento em que a bateria se torna em resíduo até o processo de fundição. Nesse contexto, as entidades gestoras têm papel fundamental para garantir o atendimento dos requisitos necessários à logística reversa de forma igualitária, entre todas as empresas do setor. O envolvimento de órgãos de controle e fiscalização, por sua, vez é igualmente importante para a melhor mensuração dos impactos, identificação dos focos de trabalho e acompanhamento dos avanços em todas as esferas.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

A Importância da Certificação IBER para as Empresas que Desejam Reciclar Baterias de Chumbo-Ácido
Inovação tecnológica na produção de baterias de chumbo-ácido
Protagonismo Empresarial: Liderando a mudança na economia circular e logística reversa

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.