IBER amplia sinergia com consórcios municipais de São Paulo

Entidade gestora participou de workshop online que debateu a necessidade de construção de acordos de cooperação para ampliar a implementação da Logística Reversa no estado.

Traçar novas rotas e construir, em conjunto, os avanços na legislação necessários para alavancar a implementação da logística reversa nos municípios de São Paulo. O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER participou na última semana do Workshop online de Logística Reversa e regionalização, promovido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que contou com a participação de mais de 130 pessoas de Prefeituras e Consórcios Municipais paulistas.

O objetivo do evento foi aproximar entidades gestoras como o IBER dos órgãos intermunicipais para discutir projetos, desenhar termos de cooperação e atuarem em sinergia na definição de um trabalho sustentável e alinhada com a legislação vigente para destinação de resíduos sólidos. Hoje, dos 645 municípios paulistas, 297 integram consórcios.

O próximo passo, pactuado no workshop, é uma interação ainda mais próxima entre IBER e Consórcios Municipais para elaborar uma estratégia para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) nos distribuidores e comerciantes varejistas.

O IBER contribuirá tanto para elaboração de ferramentas e mecanismos de fiscalização e controle mais próximos da realidade de cada cidade, quanto com ações de orientação e engajamento, passando pelo desenho de ajustes necessários na legislação.

Hoje, os municípios já possuem iniciativas de cooperação técnica e apoio institucional com o Estado de São Paulo que já resultaram em 14 planos de trabalho em andamento.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O papel da inteligência artificial na otimização da energia renovável
O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.