Inovação, agilidade e segurança: IBER lança aplicativo para comerciantes varejistas de baterias

Ferramenta desenvolvida pela entidade gestora permite participação no sistema de logística reversa com o envio, pelo celular, dos dados mensais de recebimento e destinação dos resíduos. Sinergia com outras empresas da cadeia produtiva de baterias, proteção contra fiscalizações ambientais e atendimento descomplicado da PNRS são outras das vantagens.

Uma ferramenta inovadora que permitirá a comerciantes varejistas de baterias chumbo-ácido participarem do sistema de logística reversa do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER pelo celular. Na palma da mão, por meio do novo aplicativo desenvolvido pela entidade gestora, será possível enviar os dados mensais de recebimento, recolhimento e destinação de baterias inservíveis de forma ágil, segura e descomplicada.

A nova solução permitirá uma maior participação das empresas varejistas, que, além de cumprirem com a legislação vigente, agregarão valor à suas marcas, passando a ser reconhecidas como comprometidas com a Sustentabilidade no Brasil.

O aplicativo para comerciantes varejistas é uma inovação desenvolvida para ampliar o alcance do atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) na cadeia produtiva de baterias, mantendo a curva de aumento no cumprimento das metas de logística reversa pactuadas com o Ministério do Meio Ambiente e outras autoridades ambientais em nível regional, estadual e municipal.

O foco nos comerciantes varejistas se justifica pela obrigatoriedade dessas empresas em participar de um sistema reconhecido pelos órgãos ambientais, promoverem a gestão contínua dos seus resíduos e atingirem metas individuais, devido à inauguração da responsabilidade compartilhada pela PNRS.

Com a funcionalidade de localizar pontos de coleta regularizados de baterias inservíveis, o aplicativo ajudará no trabalho de engajamento de empresas e consumidores, assim como contribuirá para uma fiscalização mais assertiva pelos órgãos ambientais e as autoridades envolvidas no acompanhamento da PNRS.

Outro diferencial do atendimento via aplicativo para o comerciante varejista é poder estar em permanente sinergia com empresas de outros elos da cadeia produtiva, como fabricantes, recicladoras e distribuidoras, por exemplo. A troca de conhecimentos e aumento do networking são estratégicos para o desenvolvimento sustentável dos negócios.

O aplicativo permitirá ainda às empresas estarem protegidas de riscos e sanções ambientais, uma vez que poderão comprovar toda a sua regularidade com rapidez, por meio de um sistema reconhecido pelas autoridades.

A logística reversa é uma via de mão dupla. Para a empresa, significa se tornar mais produtiva e reduzir custos. Para o Meio Ambiente, reduzir os impactos do conjunto de operações de diversos segmentos econômicos.

Aqueles que insistem em não acompanhar a evolução legal e ambiental estão suscetíveis a penalidades como perder a licença de seu negócio e sanções como multas, que podem variar de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.

O impedimento para emitir ou renovar suas licenças de operação e instalação já começou em alguns estados e até mesmo a liberação de alvará de funcionamento está sendo estruturada para garantir que as empresas de todas as categorias estejam devidamente regularizadas perante à lei ambiental vigente.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?
Novo decreto no estado do Espírito Santo e assinatura de Termo de Compromisso

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.