Vinte e três empresas foram certificadas pelo IBER no mês de janeiro

Empresas estão em dia com a legislação, tendo os dados de logística reversa referentes ao ano de 2020 devidamente comprovados. A certificação é um documento crucial para distinguir quais empresas já atingiram as metas e aquelas que estão ainda sem realizar o atendimento legal.

O ano de 2021 começou com avanço no atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) pelas empresas que formam a cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido. Ainda no mês de janeiro, 23 empresas foram certificadas pelo Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER.

Isso significa que estão em dia com a legislação, tendo a movimentação na logística reversa de baterias referentes ao ano de 2020 devidamente comprovada.

A certificação é um documento crucial para distinguir quais empresas já atingiram as metas e aquelas que estão ainda sem realizar o atendimento legal. Ao todo, no atual ciclo que teve início em março de 2020, já foram certificadas pelo IBER, em todo o Brasil, 87 empresas de baterias chumbo-ácido.

Neste mês de janeiro avançaram no atendimento à legislação três fabricantes de baterias, quatro recicladores, um importador e 15 distribuidoras.

As empresas que comprovarem o cumprimento das metas e responsabilidades estabelecidas na legislação e seus desdobramentos, não apenas evitarão fiscalização e sanções, como também participarão de um processo de reconhecimento que está sendo desenvolvido com os órgãos competentes e entidades parceiras.

FIQUE DE OLHO NOS PRAZOS

O processo de certificação segue até o mês de março. Das empresas associadas ao IBER habilitadas à certificação, restam 157 obterem o documento.

As empresas que que ainda não se estruturaram para atender a PNRS, mas fazem parte do IBER, são representadas pela entidade gestora e encontram-se em dia perante o órgão, uma vez que é feito um trabalho em conjunto de desenvolvimento e aprimoramento de seus processos de logística reversa.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O papel da inteligência artificial na otimização da energia renovável
O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.