IBER assina Termo de Cooperação com Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC)

Parceria visa elaborar e implementar as diretrizes do futuro Termo de Compromisso em Logística Reversa para a cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido no estado catarinense.

O IBER e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina firmaram um termo de cooperação para iniciar os trabalhos de desenvolvimento do Termo de Compromisso em Logística Reversa para a cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido no estado catarinense. A parceria foi formalizada na última sexta-feira (05), através de conferência por vídeo e por meio de uma apresentação do trabalho do IBER ao Comitê de Logística Reversa do Estado,

O futuro Termo de Compromisso é fundamental para o avanço do atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Estado, pois formam um conjunto de regras que fortalecem o cumprimento das responsabilidades de Logística Reversa previstas no Acordo Setorial de Baterias, de alcance nacional.

Por meio dele, serão estabelecidas ações e objetivos mais próximos do dia a dia e dos desafios da cadeia produtiva local de Santa Catarina. O objetivo é se aprofundar na realidade do Estado e seus municípios, além de trabalhar em conjunto com o Estado para a implementação da PNRS em âmbito local.

Em linhas gerais, os Termos de Compromisso determinam a estratégia e o modelo de acompanhamento para a comprovação da movimentação de baterias, coleta e destinação ambientalmente correta dos resíduos. O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) estão fortemente engajados nesse trabalho e a proposta é que IBER, FIESC e demais entidades envolvidas no processo de logística reversa possam apoiar nesse processo.

O Termo de Cooperação firmado é mais um passo na integração entre o IBER e o ecossistema institucional de Sustentabilidade de todo o Brasil.

Em novembro de 2020, a entidade gestora passou a fazer parte da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. O órgão consultivo é responsável por promover a discussão, encaminhamento e acompanhamento de assuntos relacionados ao Meio Ambiente entre as empresas catarinenses do setor industrial.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

O papel da inteligência artificial na otimização da energia renovável
O IBER e a Energia Reciclável: construindo um futuro sustentável
Como a bateria de chumbo-ácido evoluiu ao longo do tempo?

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.