A hora de impulsionar a Economia Circular

O momento atual, além de impor cuidados extremos com a saúde, tem levado a uma ampla reflexão sobre qual será o legado que nossa geração pretende deixar para o futuro da humanidade. No IBER, trabalhamos por um mundo melhor e mais sustentável em parceria com nossos associados. E acreditamos que a Economia Circular é, mais do que nunca, o modelo socioeconômico que nos permitirá transformar nossa relação com o planeta.

O desafio é grande. Com uma população mundial majoritariamente urbana – mais da metade do planeta vive em grandes cidades – ampliamos ano a ano a geração de resíduos, mas estamos distantes de equilibrarmos a balança com a reciclagem.

No Brasil, são gerados 78,4 milhões de toneladas por ano, segundo os últimos dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, sendo que 40,9% têm destinação incorreta.

É urgente repensarmos a geração de valor das atividades produtivas. Os recursos são finitos e apenas melhorar a eficiência não resolverá o problema. É preciso focar na manutenção, reuso, redistribuição, remanufatura, reciclagem, circularidade e otimização dos recursos.

O IBER reconhece e defende os três grandes princípios que regem a Economia Circular:

01) Preservar e aprimorar o capital natural;

02) Otimizar o rendimento dos recursos;

03) Estimular a efetividade do sistema;

Cada um deles descortina oportunidades em áreas diferentes. Primeiro, as políticas públicas precisam se orientar para promover o controle dos estoques de recursos naturais finitos, estimulando a adoção de recursos renováveis.

No segundo ponto, novos modelos de negócios inovadores precisam surgir fazendo circular produtos no mais alto nível de utilidade, o tempo todo.

E, por último, para estimular a efetividade do sistema, as empresas atuais precisam se conscientizar, monitorar e serem reconhecidas por compartilharem seus dados, melhorar seus processos e buscar atacar os problemas em suas práticas ambientais com incorreções.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

A responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos: uma visão profunda da PNRS
O impacto ambiental das baterias de chumbo-ácido: conheça os riscos e saiba como reciclar responsavelmente
Nova Portaria n° 1.011/2024 que traz o escopo principal do Relatório Anual de Resultados dos Sistemas de Logística Reversa.

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.