Economia Circularnoticias

A hora de impulsionar a Economia Circular

1 Mins read

O momento atual, além de impor cuidados extremos com a saúde, tem levado a uma ampla reflexão sobre qual será o legado que nossa geração pretende deixar para o futuro da humanidade. No IBER, trabalhamos por um mundo melhor e mais sustentável em parceria com nossos associados. E acreditamos que a Economia Circular é, mais do que nunca, o modelo socioeconômico que nos permitirá transformar nossa relação com o planeta.

O desafio é grande. Com uma população mundial majoritariamente urbana – mais da metade do planeta vive em grandes cidades – ampliamos ano a ano a geração de resíduos, mas estamos distantes de equilibrarmos a balança com a reciclagem.

No Brasil, são gerados 78,4 milhões de toneladas por ano, segundo os últimos dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, sendo que 40,9% têm destinação incorreta.

É urgente repensarmos a geração de valor das atividades produtivas. Os recursos são finitos e apenas melhorar a eficiência não resolverá o problema. É preciso focar na manutenção, reuso, redistribuição, remanufatura, reciclagem, circularidade e otimização dos recursos.

O IBER reconhece e defende os três grandes princípios que regem a Economia Circular:

01) Preservar e aprimorar o capital natural;

02) Otimizar o rendimento dos recursos;

03) Estimular a efetividade do sistema;

Cada um deles descortina oportunidades em áreas diferentes. Primeiro, as políticas públicas precisam se orientar para promover o controle dos estoques de recursos naturais finitos, estimulando a adoção de recursos renováveis.

No segundo ponto, novos modelos de negócios inovadores precisam surgir fazendo circular produtos no mais alto nível de utilidade, o tempo todo.

E, por último, para estimular a efetividade do sistema, as empresas atuais precisam se conscientizar, monitorar e serem reconhecidas por compartilharem seus dados, melhorar seus processos e buscar atacar os problemas em suas práticas ambientais com incorreções.

Related posts
AmbientalDestaquesLogística Reversanoticias

IBER amplia sinergia com consórcios municipais de São Paulo

Entidade gestora participou de workshop online que debateu a necessidade de construção…
gestãoLogística Reversanoticias

Auditoria dos dados de Logística Reversa mostra evolução da cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido

O trabalho é realizado pela consultoria Apter avaliou informações de empresas associadas…
AmbientalEconomia CircularLogística Reversa

Conheça as metas progressivas previstas no Acordo Setorial de baterias

A finalidade é contribuir diretamente para a eliminação de práticas inadequadas e…
Receba as
novidades do Iber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *