IBER assina Termo de Compromisso de logística reversa com Alagoas, o primeiro na região Nordeste

O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (IBER) lidera o movimento crescente de adoção de melhores práticas ambientais no Brasil, firmando com o Alagoas o Termo de Compromisso para logística reversa de baterias de chumbo-ácido. No Nordeste, Alagoas é o primeiro Estado a dar esse passo fundamental para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

As empresas varejistas, grandes consumidores Pessoa Jurídica, fabricantes, importadores, distribuidores e recicladores de Alagoas passam agora a promover a coleta e destinação ambientalmente correta das baterias inservíveis, reportando os dados para o sistema do IBER de certificação e reconhecimento à PNRS. 

A assinatura do termo foi celebrada como um marco pelas autoridades ambientais alagoanas. São signatários do Termo de Compromisso a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), representado pelo seu presidente Gilton Lima. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), através do secretário Fernando Pereira; o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), por meio de seu diretor-presidente Gustavo Lopes; a Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais (Abrabat) e o IBER.

“A ferramenta do IBER e o seu modelo de certificação são estratégicos para demonstrar quais as empresas que estão comprometidas com a sustentabilidade. Cumprindo com suas obrigações e aperfeiçoando seus processos de logística reversa para atingir patamares de excelência. Vamos agora iniciar o projeto aqui em Alagoas, acompanhar a implementação da lei, monitorar os resultados e fornecer todo suporte necessário para consolidação do cumprimento à PNRS no Estado”, destacou a diretora-executiva do IBER, Amanda Schneider.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

A responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos: uma visão profunda da PNRS
O impacto ambiental das baterias de chumbo-ácido: conheça os riscos e saiba como reciclar responsavelmente
Nova Portaria n° 1.011/2024 que traz o escopo principal do Relatório Anual de Resultados dos Sistemas de Logística Reversa.

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.