Vivemos um momento em que repensar nossos hábitos deixou de ser uma escolha e passou a ser uma necessidade real. A crise ambiental, o excesso de resíduos e as mudanças climáticas são grandes problemas, mas cada pessoa tem o poder de contribuir para um futuro mais limpo e equilibrado.
Se você está buscando como ser mais sustentável no dia a dia, saiba que não é preciso esperar grandes soluções ou mudanças drásticas. Com atitudes simples, adotadas a partir de hoje, já é possível causar impactos positivos.
A seguir, o Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (IBER) lista 5 atitudes sustentáveis para você aplicar o quanto antes e contribuir com o futuro.
- Dê um novo destino aos seus resíduos
Separar o lixo corretamente é uma das ações mais básicas e mais importantes quando falamos em sustentabilidade. Resíduos recicláveis, como papel, plástico, vidro e metais, devem ser separados do lixo orgânico. Além disso, é preciso dar atenção especial aos resíduos perigosos, como pilhas, baterias, óleos e eletrônicos, pois podem ser inflamáveis.
Estes itens exigem descarte adequado, pois contêm substâncias que podem contaminar o solo e a água. No caso das baterias de chumbo-ácido, por exemplo, o IBER atua como entidade gestora da logística reversa no Brasil, assegurando o encaminhamento correto desses materiais. Ao levar seus resíduos para os pontos de coleta autorizados, você evita danos ao meio ambiente e contribui com a economia circular funcionar da melhor maneira.
2. Repense o consumo no dia a dia
Você realmente precisa de tudo o que compra? Muitas vezes, o consumo por impulso gera desperdício de recursos e aumento do lixo. Adotar um consumo consciente é uma atitude sustentável e poderosa que está em suas mãos.
Dar preferência a produtos com menos embalagens, reutilizáveis ou feitos com materiais reciclados também faz diferença. É muito além de apenas economizar dinheiro, você contribui para reduzir o impacto ambiental do consumo.
- Economize energia elétrica
Reduzir o consumo de energia ajuda o planeta e também o seu lado financeiro. Desligar aparelhos da tomada, apagar as luzes ao sair de um ambiente e utilizar lâmpadas de LED são ações simples, mas que, somadas, têm um grande efeito.
Outra dica importante é sobre priorizar eletrodomésticos com selo Procel de eficiência energética e aproveitar ao máximo a luz natural que adentra o ambiente. A geração de energia no Brasil ainda depende em parte de fontes que causam impactos ambientais, mas usar menos energia é uma forma direta de aliviar essa pressão.
- Reduza o uso de plástico
O plástico descartável é um dos maiores vilões ambientais. Canudos, copos, sacolas e embalagens de uso único geralmente têm vida útil curtíssima e demoram séculos para se decompor naturalmente.
Você pode começar substituindo o plástico por itens reutilizáveis no seu dia a dia, como sacolas de pano, garrafas e copos reutilizáveis, potes de vidro e muitos outros itens que não vão minimizar o uso de plástico em sua rotina.
Além disso, evite comprar alimentos excessivamente embalados. Ao adotar essas práticas, você contribui para reduzir o volume de resíduos sólidos urbanos, um dos grandes desafios ambientais da atualidade que vem sendo combatido há anos.
- Incentive a sustentabilidade no seu entorno
Sustentabilidade também se multiplica por influência. Conversar com familiares, colegas de trabalho e amigos sobre pequenas atitudes sustentáveis ajuda a criar uma cultura mais consciente.
Você também pode participar de iniciativas locais, apoiar marcas com responsabilidade ambiental, acompanhar o trabalho de instituições como o IBER, que desempenha um papel essencial na logística reversa, e manter-se bem informado sobre o tema.
Escolhas feitas hoje definem as transformações de um amanhã mais limpo e reciclável.