Conheça a origem das baterias de chumbo-ácido, sua composição, aplicações, como elas transformaram a nossa sociedade há mais de 160 anos e como até hoje são tão pertinentes em nossas vidas em diversos setores e a importância da reciclagem responsável.
Uma invenção que atravessa gerações
Nem sempre uma tecnologia impacta tanto o nosso dia a dia e se mantém relevante por tantos ano, mas a bateria de chumbo-ácido é uma dessas tecnologias que mudaram o nosso modo de vida, desde 1859, quando Gaston Planté descobriu esse dispositivo de armazenamento de energia, eles se tornaram indispensáveis na nossa sociedade, presente em nossas vidas desde automóveis e instalações de energia renováveis até sistemas de segurança.
Entenda como funcionam
Com a interação química entre placas de chumbo, uma solução de ácido sulfúrico, que atua como eletrólito e uma aparência simples e prática, o processo de descarga de energia se dá por uma reação que transforma a energia química em energia elétrica, e ao recarregar, o processo se inverte, e assim a bateria pode ser utilizada repetidamente.
Esse ciclo é o que mantém a transformação de energia funcionando em todos os tipos de sistemas, dos mais complexos aos mais simples, a capacidade de fornecer altas correntes de energia instantaneamente faz com que essas baterias sejam valiosas para o nosso dia a dia.
Onde encontramos estas baterias?
Em quatro rodas
Quando damos partida no carro, não vemos o que está acontecendo por baixo do capô, que é quando a bateria de chumbo-ácido imediatamente fornece as correntes de energia necessárias para acionar o motor e a toda parte elétrica do carro quando está desligado, como luzes de emergência ou sistema de alarme.
Continuidade energética
Geradores de emergência ou UPS’s (sistemas de energia ininterruptas), que estão presentes em data centers, edifícios comerciais e até hospitais, são ótimos exemplos de uso destas baterias que são indispensáveis, que para casos de falha de eletricidade, assumem instantaneamente para garantir o funcionamento de equipamentos críticos, que não podem parar de funcionar.
Sentinelas silenciosas da segurança
Quando invasores cortam a eletricidade para desativar alarmes, ou sistemas de segurança, as baterias estão prontas para atuar como um backup, mantendo tudo funcionando perfeitamente.
Desafios ambientais e soluções responsáveis
O que mantém as baterias de chumbo-ácido tão eficientes, é a mesma coisa que se torna uma preocupação maior quando precisam ser descartadas, o chumbo contém propriedades neurotóxicas, e ácido sulfúrico que é altamente corrosivo, quando liberados no meio ambiente, contaminam ecossistemas inteiros, o solo e a água. E é através da reciclagem dessas baterias que nós conseguimos encontrar um caminho responsável, já que a taxa de recuperação desses componentes chegam a 98%
O papel fundamental do IBER na gestão sustentável
O IBER (Instituto Brasileiro de Energia Reciclável) tem um papel crítico no gerenciamento dessas baterias, no Brasil, coordenando programas de coleta de baterias usadas, estabelece padrões para o processamento seguro, promovendo a conscientização desse descarte, o que incentiva a economia circular deste setor.
Nosso trabalho é um exemplo de como as instituições conseguem criar laços entre as necessidades industriais e a responsabilidade ambiental, o que transforma possíveis problemas em soluções inteligentes e sustentáveis.
Como você pode contribuir para o ciclo sustentável
Todos têm a responsabilidade de contribuir para a gestão responsável dessas baterias de chumbo-ácido, para quem faz uso residencial, o processo se baseia em nunca descartar essas baterias em lixo comum, devolver as baterias usadas quando for comprar novas, armazenamento em local seco e seguro e sempre saber onde fazer o descarte em pontos de coleta autorizados.
Já para uso industrial, o caminho ideal a se seguir é, a implementação de programas de logística reversa, treinamento de funcionários para o manuseio seguro dessas baterias, manter registros do descarte adequado e principalmente, estabelecer parcerias com recicladores certificados.
Conclusão
A versatilidade e eficiência das baterias de chumbo-ácido é inegável, e ainda se prova relevante em diversas aplicações em um mundo que está em constante mudança, entretanto, para que consigamos continuar com o uso dessas baterias, é de suma importância que todos estejam em colaboração e assumam os papéis necessários na gestão responsável do ciclo completo de reciclagem.
Escolhendo este caminho, transformamos um problema em potencial em um recurso valioso, ao mesmo tempo que continuamos desfrutando dos benefícios dessa tecnologia que acompanha nossa história a mais de um século.