Os impactos da reciclagem de baterias de chumbo-ácido e como evitar riscos e a contaminação do solo.

Com o uso crescente do uso de baterias de chumbo-ácido em veículos, equipamentos industriais ou sistemas de energia emergencial, entre outros, é necessária a gestão adequada de descarte, e reciclagem desse material para reduzir os impactos no meio ambiente.

Por que a reciclagem de baterias de chumbo-ácido é necessária?

A composição dessas baterias, é feita com chumbo e ácido sulfúrico, materiais que, quando descartados de maneira irresponsável, podem contaminar o solo e recursos hídricos, deixando o ambiente impróprio para a fauna e flora local, e possivelmente prejudicando redes de abastecimento de comunidades locais, 

A exposição ao chumbo representa sérios riscos à saúde, como intoxicação por chumbo, distúrbios neurológicos, problemas renais, esses efeitos são preocupantes para as populações que vivem próximas a aterros e locais de descarte inadequado.

Como evitar a contaminação do solo com a reciclagem de baterias

A reciclagem de baterias de chumbo-ácido é uma das formas mais eficazes de evitar a contaminação do solo. Entenda como garantir o descarte seguro deste material:

Coleta e reciclagem adequadas: Aproximadamente 98% dos componentes das baterias de chumbo-ácido podem ser reciclados, o processo de reciclagem desse tipo de bateria após o descarte adequado, recolhimento e transporte seguro até o centro de reciclagem, o chumbo é derretido e reutilizado, enquanto o plástico é transformado em novos produtos, promovendo a economia circular e reduzindo a extração de recursos naturais.

Saiba onde são os pontos de coleta na sua cidade: Muitas empresas e associações oferecem locais para o descarte seguro de baterias usadas, evitando que elas terminem em aterros comuns.

Apoio de empresas especializadas: O IBER, por exemplo, trabalha na coleta e reciclagem seguras dessas baterias, com sistemas de controle e rastreamento, asseguramos que esse processo seja feito com cuidado em todas as etapas, para que os riscos de contaminação sejam reduzidos.

Etapas do Processo de Reciclagem

O processo de reciclagem envolve a desmontagem das baterias e a separação de seus componentes:

Desmontagem e Separação: Chumbo, plástico e ácido sulfúrico são separados.

Tratamento do Chumbo: Derretido e purificado para uso em novas baterias.

Neutralização do Ácido: Tratado para eliminar riscos ambientais.

Reciclagem do Plástico: Transformado em novos produtos, reduzindo a demanda por materiais virgens.

Benefícios da Reciclagem de Baterias de Chumbo-Ácido

Reduzindo os riscos de contaminação por essas baterias, a reciclagem traz inúmero benefícios para o meio ambiente, e ainda contribui para a economia circular que reduz a necessidade de novas extrações e conserva recursos naturais. Economicamente, esse processo gera empregos e estimula a inovação de tecnologias que tratam resíduos perigosos, não só preservando o meio ambiente, mas também fortalecendo uma economia mais sustentável.





Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

A logística reversa de baterias de chumbo-ácido por mais desafiadora, beneficia e traz oportunidades para empresas.
Como o IBER te auxilia na implementação do ESG.
Eficiência e Sustentabilidade, conheça as soluções do IBER para Logística Reversa

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.