O IBER é a entidade responsável pela gestão e certificação de Logística Reversa, reconhecida pelos órgãos reguladores no Brasil, garantindo o cumprimento da Política Nacional de Resíduos.
A certificação realizada pelo IBER busca identificar oportunidades de aprimoramento nos processos de logística reversa das empresas, auxiliando na otimização da coleta e destinação dos resíduos gerados.
Para isso, o instituto conta com uma equipe técnica especializada, que oferece orientação, capacitação e apoio durante todas as fases do processo. São sete etapas, em que a empresa participa de sessões individuais para entender e atender aos requisitos estabelecidos pela PNRS. Veja as etapas a seguir:
- Regularidade e Funcionamento: Avaliação dos documentos essenciais de regularidade da empresa, como alvará, licença ambiental e licença de transporte. Caso algum documento esteja pendente, é identificado o procedimento necessário para obtenção deles.
- Fluxo de Logística Reversa: Para que as empresas comprovem o cumprimento dos índices obrigatórios estabelecidos pela regulamentação, é necessário o reporte mensal da movimentação das baterias. Um sistema personalizado e seguro foi desenvolvido para facilitar esse processo. Nessa etapa, a empresa é capacitada a fazer os relatórios e acompanhar as movimentações no sistema.
- Gestão do Sistema: São apresentados aos associados as ferramentas disponíveis no sistema do IBER, como relatórios de inteligência de dados, com foco na autonomia das empresas para monitorar a eficiência e os índices da logística reversa.
- Auditoria: Esta etapa é fundamental para validar o processo de logística reversa. A auditoria ocorre automaticamente na plataforma do IBER quando as informações mensais são enviadas pelos associados. O sistema valida as informações por meio de cruzamento de dados e devolve o resultado para ajustes, caso necessário.
- Plano de Comunicação: O objetivo dessa etapa é sensibilizar a cadeia de fornecedores e consumidores sobre a obrigatoriedade da logística reversa, conforme as regulamentações. Junto à entidade, a empresa define estratégias e materiais para orientar a rede.
- Atendimento das Metas: A avaliação dos resultados e índices alcançados pela empresa em diferentes regiões e estados do Brasil é realizada para verificar o cumprimento das metas estabelecidas.
- Plano de Ação e Acompanhamento: Nesta fase, são elaborados planos estratégicos para aprimorar a eficiência na coleta e nos índices de logística reversa.
Durante cada etapa, a empresa participa de pelo menos uma reunião online com a equipe técnica do IBER e pode contar com suporte adicional para esclarecer dúvidas em pontos específicos do processo.