Entenda como funciona a certificação IBER

O IBER é a entidade responsável pela gestão e certificação de Logística Reversa, reconhecida pelos órgãos reguladores no Brasil, garantindo o cumprimento da Política Nacional de Resíduos.

A certificação realizada pelo IBER busca identificar oportunidades de aprimoramento nos processos de logística reversa das empresas, auxiliando na otimização da coleta e destinação dos resíduos gerados.

Para isso, o instituto conta com uma equipe técnica especializada, que oferece orientação, capacitação e apoio durante todas as fases do processo. São sete etapas, em que a empresa participa de sessões individuais para entender e atender aos requisitos estabelecidos pela PNRS. Veja as etapas a seguir:

  1. Regularidade e Funcionamento: Avaliação dos documentos essenciais de regularidade da empresa, como alvará, licença ambiental e licença de transporte. Caso algum documento esteja pendente, é identificado o procedimento necessário para obtenção deles.
  2. Fluxo de Logística Reversa: Para que as empresas comprovem o cumprimento dos índices obrigatórios estabelecidos pela regulamentação, é necessário o reporte mensal da movimentação das baterias. Um sistema personalizado e seguro foi desenvolvido para facilitar esse processo. Nessa etapa, a empresa é capacitada a fazer os relatórios e acompanhar as movimentações no sistema.
  3. Gestão do Sistema: São apresentados aos associados as ferramentas disponíveis no sistema do IBER, como relatórios de inteligência de dados, com foco na autonomia das empresas para monitorar a eficiência e os índices da logística reversa.
  4. Auditoria: Esta etapa é fundamental para validar o processo de logística reversa. A auditoria ocorre automaticamente na plataforma do IBER quando as informações mensais são enviadas pelos associados. O sistema valida as informações por meio de cruzamento de dados e devolve o resultado para ajustes, caso necessário.
  5. Plano de Comunicação: O objetivo dessa etapa é sensibilizar a cadeia de fornecedores e consumidores sobre a obrigatoriedade da logística reversa, conforme as regulamentações. Junto à entidade, a empresa define estratégias e materiais para orientar a rede.
  6. Atendimento das Metas: A avaliação dos resultados e índices alcançados pela empresa em diferentes regiões e estados do Brasil é realizada para verificar o cumprimento das metas estabelecidas.
  7. Plano de Ação e Acompanhamento: Nesta fase, são elaborados planos estratégicos para aprimorar a eficiência na coleta e nos índices de logística reversa.

Durante cada etapa, a empresa participa de pelo menos uma reunião online com a equipe técnica do IBER e pode contar com suporte adicional para esclarecer dúvidas em pontos específicos do processo.



Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Quais são os resíduos que têm obrigatoriedade de logística reversa de acordo com a PNRS?
Conheça o decreto Federal 11413/2023.
Como uma bateria é reciclada?

Categorias

Categorias

Nossas redes

Fique bem informado

Cadastre-se para receber a newsletter e outras informações.