Na região Sudeste o IBER possui Termo de Compromisso com Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). A logística reversa de baterias chumbo-ácido é uma prática essencial para a sustentabilidade ambiental e a conformidade com regulamentos ambientais. Esse processo envolve a coleta, o transporte, o tratamento e a reciclagem adequada dessas baterias, que contêm substâncias tóxicas e perigosas, como chumbo e ácido sulfúrico. A seguir, seguem os resultados obtidos em Logística Reversa de Baterias Chumbo-ácido IBER no ano de 2023.
A região Sudeste tem o maior volume de movimentação de baterias chumbo-ácido no Brasil, os associados IBER movimentaram cerca de 126 mil toneladas, representando cerca de 68% da totalidade de baterias novas inseridas na região Sudeste. As empresas e entidades envolvidas na logística reversa de baterias chumbo-ácido devem cumprir com todas as regulamentações ambientais locais, nacionais e internacionais.
É fundamental educar consumidores e empresas sobre a importância da devolução correta das baterias usadas. Fabricantes, importadores, recicladores, distribuidores e comerciantes têm a responsabilidade de implementar sistemas de logística reversa. Esses compromissos são cruciais para reduzir o impacto ambiental das baterias chumbo-ácido, proteger a saúde pública e promover uma economia circular, onde os materiais são continuamente reutilizados e reciclados.