O IBER apresentou nesta sexta-feira (25/08), o processo de certificação das empresas para comprovação da logística reversa do setor de baterias chumbo ácido no Rio de Janeiro.
A equipe SEAS do Rio de Janeiro acompanhou passo a passo como funciona o sistema IBER atualmente. Com a publicação do novo decreto 11.413/23, a plataforma da entidade gestora está passando por mudanças importantes que garantirá o atendimento completo das obrigações previstas.
Essa apresentação faz parte de um conjunto de ações definidas com o estado do Rio de Janeiro para promover a regularização de 100% das empresas atuantes no estado. Em breve, as empresas receberão notificações para comprovar seu atendimento.
Com o novo sistema que será disponibilizado a partir de janeiro de 2024, o IBER passará a contar também com o verificador de resultados em seu processo passando a ter um modelo de gestão ainda mais sólido e confiável diante das expectativas dos órgãos de controle.
Outra novidade é que através do sistema IBER, os associados também emitirão seus MTRs, DMRs e CDFs de forma totalmente integrada com o SINIR. Todas as ações serão realizadas em uma única plataforma, sendo o sistema IBER a ferramenta principal para cumprir todas as obrigações de logística reversa no Estado.