O IBER apresentou no início deste mês, os resultados de 2022 para a nova Superintendente de Resíduos Sólidos e Economia Circular, Mariana Maia e equipe do SEAS. A equipe, responsável pelo acompanhamento e monitoramento da logística reversa no estado do Rio de Janeiro, também apresentou os resultados obtidos a partir das notificações encaminhadas no ano anterior e junto à entidade gestora definiu os próximos passos para a continuidade na exigência de apresentação dos sistemas de empresas que ainda não comprovaram sua regularidade.
O setor atingiu a meta de recolhimento no estado. Neste ano serão trabalhadas as metas geográficas em seus três aspectos: % de volume dentro do sistema regularizado (implantação); n. de pontos de coleta regularizados e % de municípios atendidos.
Destacando que o estado do Rio de Janeiro assinou no dia 02 de fevereiro, o decreto 48.354 de 2023. O documento apresenta diretrizes e regras sobre a implementação da logística reversa.
O Iber trata os desafios ambientais imediatos, mas também busca oportunidades econômicas, capacitação dos consumidores para contribuir para o combate às mudanças climáticas. Mudando de um modelo linear “pegar-fazer-descartar” para um que prioriza a reciclagem, e a redução de resíduos com práticas inovadoras, acredita-se que é possível construir uma economia global regenerativa e resiliente.