O IBER esteve presente no último dia 18, no evento promovido pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), em parceria com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), no X Seminário – O Ministério Público, a Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa, e o Saneamento Básico.
O Evento contou com 4 painéis de discussão sendo:
- Painel I: Novo Marco do Saneamento – Desafios para Implementação;
- Painel II: Logística Reversa de Embalagens em Geral;
- Painel III: Estratégias para Implementação da PNRS nos Municípios; e
- Painel IV: Desafios para uma Perspectiva Sustentável da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Estiveram presentes cerca de 170 participantes, dentre eles, Membros dos Ministérios Públicos Estaduais, Federal e do Trabalho; Servidores de órgãos ambientais, Empresários, técnicos e profissionais do setor; Entidades Gestoras, Autoridades e integrantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Durante o evento, o IBER palestrou sobre a logística reversa ambientalmente adequada do setor de baterias, as principais irregularidades encontradas e a os desafios da gestão em relação setor público de acompanhamento e fiscalização. Além disso foram explorados os atuais sistemas para controle da logística reversa dos resíduos e a importância do sistema do IBER neste contexto, junto às equipes técnicas dos órgãos ambientais os quais atuam, desde 2016 consistentemente no avanço na regularidade e expansão do sistema.
A partir desde evento metas e prioridades de atuação serão alinhadas com os ministérios públicos para garantir a implementação em território nacional.