Sistema do IBER entrega soluções estratégicas para que operações da empresa estejam mais eficientes
A execução e comprovação da Logística Reversa são obrigações que todas as empresas da cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido no Brasil devem cumprir. Para além do atendimento da legislação, as melhorias contínuas implementadas em etapas-chave do processo, são determinantes para o cumprimento das metas legais previstas no Acordo Setorial e Termos de Compromisso estaduais. Duas fases são cruciais: melhor gestão do processo e maior agilidade no retorno dos produtos inservíveis.
Para 2022, o controle da logística reversa conta com cada vez mais soluções de automação e com aplicação de tecnologia em nuvem (cloud computing). As informações armazenadas em nuvem permitem maior rastreamento e identificação dos problemas da cadeia verificando melhorias ao longo do tempo. Garantem ainda precisão no momento de traçar estratégias e reduzir custos. E entregam mais eficiência na análise de dados para a evolução do processo.
Essa é uma das entregas da plataforma do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER, solução que adota as mais avançadas tecnologias, e que gere a comprovação da logística reversa junto às autoridades.
Com os dados estratégicos em território nacional, acessíveis em tempo real e sendo trabalhados para a evolução do processo na cadeia, é possível estruturar melhorias para garantir que o retorno dos produtos inservíveis aconteça de forma mais ágil.
Nesse ponto, o IBER também contribui de forma decisiva. Seu sistema de logística reversa permite às empresas identificarem os pontos de coleta mais próximos, visualizar se a empresa está em dia com a legislação, garantir a rastreabilidade dos produtos.
Para grupos de grande porte, a equipe técnica do IBER também atua na maior integração com rede de distribuidores e revendedores, para que eles avancem no atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), atuando na estruturação de um Plano de Comunicação e em ações de capacitação e suporte.