O trabalho do IBER foi responsável por dispensar as empresas associadas de apresentar seus planos e dados de maneira individual.
A equipe técnica do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER já concluiu todos os cadastros das empresas associadas com operações no Estado do Paraná na nova plataforma Contabilizando Resíduos. As informações repassadas pela entidade gestora estão agora em análise pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).
A plataforma digital Contabilizando Resíduos foi instituída, em julho do ano passado, como novo Sistema Estadual de Informações sobre Resíduos Sólidos, através da Resolução Conjunta SEDEST/IAT nº 020/2021.
A ferramenta será responsável por coletar e armazenar todos os dados da gestão de resíduos em cada cidade, avaliando a eficiência do trabalho das gestões municipais. Assim como ampliar a fiscalização e monitoramento das empresas que são obrigadas a estruturar sistemas de Logística Reversa.
O novo conjunto de dados permitirá uma análise das ações realizadas por todos os atores do ecossistema: Poder Público, empresas, órgãos de fiscalização e entidades gestoras. A inteligência na gestão dos dados permitirá traçar inovações, correções, ampliar iniciativas bem sucedidas e direcionar ações de fiscalização.
O trabalho do IBER foi responsável por representar as empresas associadas perante o órgão estadual, sendo assim, estas ficam dispensadas de apresentar seus planos e dados de maneira individual.