Muito além da implementação da plataforma de gestão dos resíduos, as entidades participam da pactuação e do cumprimento das metas de Termos de Compromisso e Acordos Setoriais, além da melhoria contínua do sistema
As entidades gestoras possuem um papel decisivo no desenvolvimento e evolução da Logística Reversa no Brasil. Elas são diretamente responsáveis pela implementação, operacionalização e melhorias nos Sistemas de Logística Reversa coletivos das cadeias produtivas que são obrigadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) a garantir a destinação final correta dos resíduos sólidos.
O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER, por sua vez, é a entidade gestora que representa em nível nacional as empresas do setor de baterias de chumbo-ácido, sendo a única reconhecida pelas autoridades ambientais brasileiras.
Para operacionalizar o Sistema de Logística Reversa de baterias, o IBER desenvolveu uma plataforma de alto padrão, com amplos mecanismos de segurança e confidencialidade para as empresas, e que permite o gerenciamento, hoje, de 75% de todas as baterias movimentadas em no Brasil anualmente.
As melhorias contínuas e inovações na plataforma são atribuições da entidade gestora, que deve buscar ampliar a confiabilidade nas informações declaradas às autoridades ambientais. Além disso, a entidade desenvolve e aprimora seu sistema para atender às necessidades das empresas do setor.
É também papel da entidade gestora articular a elaboração de Termos de Compromisso com os Estados, além do Acordo Setorial com o Ministério do Meio Ambiente, acompanhando ainda o cumprimento das metas pactuadas de logística reversa.