A plataforma Contabilizando Resíduos foi criada neste ano pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). As informações cadastradas servirão de base para acompanhamento, por parte do governo estadual, da destinação correta dos resíduos sólidos, obtendo maior visibilidade do cumprimento das empresas do setor e ajudarão na fiscalização e implementação de ações de acompanhamento.
As empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER do Estado do Paraná são representadas pela entidade gestora para apresentação de seus planos e sistemas de logística reversa, por meio do preenchimento das informações exigidas pela Plataforma Contabilizando Resíduos. Elaborada pela equipe técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (SEDEST), a ferramenta estabelece um padrão de Plano de Logística Reversa e de Relatório Comprobatório de Logística Reversa.
O IBER está em fase final de reporte de todos os dados de maneira integral e coletiva e atendendo a todos os requisitos estabelecidos. Dessa forma, as empresas associadas não precisam apresentar seus planos e dados de maneira individual e estarão em dia com a legislação vigente.
A ferramenta é responsável por coletar e armazenar todos os dados da gestão de resíduos em cada cidade, avaliando a eficiência do trabalho das gestões municipais. Assim como ampliar a fiscalização e monitoramento das empresas que são obrigadas a estruturar sistemas de Logística Reversa.
O novo conjunto de dados permitirá uma análise das ações realizadas por todos os atores do ecossistema: Poder Público, empresas, órgãos de fiscalização e entidades gestoras. A inteligência na gestão dos dados permitirá traçar inovações, correções, ampliar iniciativas bem sucedidas e direcionar ações de fiscalização.