IBER atua na cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido, reduzindo a pegada de carbono das suas empresas associadas e contribuindo de forma decisiva para o gerenciamento correto dos resíduos sólidos
Qual a pegada de carbono da sua empresa?
Em uma rápida definição, pegada de carbono é a quantidade equivalente de emissões de gás carbônico que suas operações lançam na atmosfera. Não há dúvidas: das atividades mais rotineiras, aos processos produtivos, de distribuição e comerciais mais complexos, toda atividade humana deixa sua pegada de carbono. Mas você sabia que a Logística Reversa é uma grande aliada na redução desse impacto, gerando créditos de carbono e colocando sua empresa em linha com ações de vanguarda em ESG?
O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER é a entidade gestora da cadeia produtiva de baterias chumbo-ácido. Responsável pela implementação de um sistema de alta tecnologia para que as suas empresas associadas executem e comprovem aos órgãos ambientais a logística reversa dos produtos considerados inservíveis.
Viabilizar pontos de coleta aos consumidores, cumprir as metas dispostas no Acordo Setorial e Termos de Compromisso, executar o ciclo de devolução e destinação ambientalmente correta de insumos perigosos como o chumbo e o ácido, faz com que a logística reversa possibilite, especialmente, ao setor industrial reaproveitar esses insumos nos processos produtivos. Diminuindo drasticamente a pegada de carbono envolvida na extração, produção e fornecimento dessas matérias-primas.
Além disso, a logística reversa é determinante para o gerenciamento correto de resíduos sólidos. Ao mapear os volumes comercializados e coletados e auxiliar na realização e comprovação da efetividade da logística reversa, o IBER contribui diretamente para que não aconteça o descarte incorreto de baterias inservíveis que, sem o tratamento adequado, contaminam solo, água, atmosfera e impactam severamente a saúde humana.