Estudo realizado pela entidade gestora mostra que o IBER participa em 73% do mercado de produção e de reposição de baterias chumbo-ácido, garantindo posição de referência no atendimento à PNRS ao setor.
Estudo de mercado desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER apresenta dados estratégicos sobre produção, vendas no mercado de reposição, importações e exportações de baterias chumbo-ácido no Brasil em 2020. Hoje, a entidade gestora tem entre seus associados empresas que respondem por 73% das 395 mil toneladas de baterias automotivas, industriais e para motos fabricadas em território nacional.
Coincidentemente, 73% do mercado de reposição de baterias também está associado ao IBER.
Junto com o reconhecimento das autoridades ambientais municipais, estaduais e federal, o elevado percentual de representação do IBER na cadeia produtiva confirma o seu papel decisivo na gestão da logística reversa do setor.
O trabalho permanente de articulação institucional, participação na modernização das legislações estaduais e municipais e inovações tecnológicas, acompanhadas de suporte técnico full time para os associados têm resultado no posicionamento da cadeia produtiva de baterias como referência no atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Em um recorte estadual, os associados IBER participam das vendas do mercado de reposição nas seguintes proporções de alguns estados: Bahia – 98%, Goiás -98%, Mato Grosso – 96%, Ceará – 97%, Pará – 97%, Piauí – 95% e Tocantins – 91%.Responsáveis por 87% de todas as baterias produzidas no Brasil, os estados de Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina também contam com ampla participação do IBER nas vendas de reposição.